PUBLICIDADE

Ministério dos Direitos Humanos celebra os 20 anos do mês da visibilidade trans com campanha

A programação inclui ações com o objetivo de relembrar as lutas e evidenciar os avanços e desafios enfrentados pela comunidade O post Ministério dos Direitos Humanos celebra os 20 anos do mês da visibilidade trans com campanha apareceu primeiro em AlmaPreta.

24 jan 2024 - 10h20
Compartilhar
Exibir comentários
A imagem mostra pessoas trans durante uma marcha por equidade no centro do Rio, em 2023.
A imagem mostra pessoas trans durante uma marcha por equidade no centro do Rio, em 2023.
Foto: Alma Preta

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) lançou na segunda-feira (22) a campanha "Os 20 anos da visibilidade trans" em comemoração ao mês da visibilidade trans, celebrado anualmente em 29 de janeiro. A iniciativa marca duas décadas de luta, avanços e desafios enfrentados pela população trans no Brasil.

Coordenada pela secretaria nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, a campanha envolve ações digitais, apresentação de dados e eventos em parceria com os ministérios das Mulheres, da Saúde, a Secretaria-Geral da Presidência da República e o programa UNAIDS da Organização das Nações Unidas (ONU).

A programação abrange publicações esclarecedoras sobre temas sensíveis, divulgação de estudos e números relacionados à população trans e destaque para o Disque 100, incentivando a sociedade a denunciar casos de violência contra essa comunidade. A secretária nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Symmy Larrat, será a porta-voz das iniciativas e destaca a importância da ação.

"2024 será o ano das principais entregas da nossa Secretaria. Começar com as celebrações dos 20 anos da visibilidade trans é extremamente representativo e estratégico para a população LGBTQIA+. Convido todas as pessoas para prestigiar os momentos alusivos a essa data", enfatiza Larrat em nota ministerial.

A campanha abordará palavras-chave como orgulho, existência, conscientização e resistência. Temas como a definição de pessoa trans, o processo transexualizador, tipos de violações enfrentadas pela população trans, avanços e desafios serão esclarecidos por meio de ações online e eventos presenciais. 

Toda a programação será divulgada no portal do MDHC, redes sociais e eventos transmitidos pelo canal do YouTube do órgão. As atividades incluem participação em sessão solene na Câmara dos Deputados, reunião de gestores trans do Brasil e evento em homenagem à Visibilidade Trans no auditório do MDHC com a presença do ministro Silvio Almeida, entre outros.

O post Ministério dos Direitos Humanos celebra os 20 anos do mês da visibilidade trans com campanha apareceu primeiro em AlmaPreta.

Alma Preta
Compartilhar
Publicidade
Publicidade