Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esporte     Informática     Revistas

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Outras bolsas
BASTIDORES
» Claudio Humberto
JORNAIS DA REDE
» Manchetes do dia
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Empregos
» Horóscopo
» Imposto de Renda
» Mapas
» Finanças Pessoais
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

Telescópio espacial Hubble registra colisão de galáxias

No detalhe, a explosão (Nasa)

Quinta, 08 de março de 2001, 15h22
Com excepcional nitidez, o telescópio espacial Hubble registrou uma colisão de galáxias que formou centenas de milhares de estrelas. A imagem, divulgada pela Nasa ontem, registra um tempo mais caótico no universo, em que galáxias chocavam-se umas contra as outras com maior freqüência.

Conforme informações da CNN, astrônomos usaram a imagem para reconstruir um encontro particularmente violento e determinar quando ocorreu. A pequena galáxia M82 chocou-se com sua vizinha M81, muito maior, cerca de 600 milhões de anos atrás, durante um evento que durou cerca de 100 milhões de anos.

Os cientistas do projeto Hubble determinaram o período aproximado ao estudar os destroços deixados na galáxia menor, depois do choque - mais de 100 grupos de estrelas brilhantes e compactas, cada um contendo cerca de 100 mil estrelas. Esses conjuntos de estrelas são consideravelmente mais novos que outros na região.

"A última onda de choques entre a M82 e a M81 teve um grande impacto", disse Richard de Grijs, da Universidade de Cambridge, na Grã-Bretanha. "Ela causou uma concentrada aglomeração de estrelas em fomação". Situada a apenas 12 milhões de anos-luz da Terra, a brilhante galáxia M82 fica na constelação de Ursa Maior.
Redação Terra

Volta

 

Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.