MUNDO
  Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esporte     Informática     Revistas

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Bolsas
BASTIDORES
» Claudio Humberto
JORNAIS DA REDE
» Manchetes do dia
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Cotação de Automóveis
» Empregos
» Horóscopo
» Loterias
» Imposto de Renda
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

Cientistas pedem nova política para células-tronco nos EUA

Sábado, 15 de julho de 2000, 20h00min
Um estudo publicado este mês no jornal Fertility and Sterility faz um apelo para o desenvolvimento de uma nova série de leis para regular pesquisas baseadas em células-tronco de embriões humanos e também estudos com tecido fetal.

A legislação atual permite que células-tronco do tecido fetal sejam usadas em pesquisas, mas somente sob orientações restritas. O financiamento federal é proibido para qualquer pesquisa que envolva células-tronco de embriões humanos e foi suspenso por um relatório sobre o assunto dos Institutos Nacionais de Saúde.

Células-tronco podem se transformar em qualquer tipo de célula do corpo e possuem um grande potencial para o tratamento de diferentes doenças e distúrbios.

"Em vez de criar uma política separada para regular o uso de células de embriões humanos, pode ser mais eficaz, lógico e simples regular esta pesquisa como pesquisa com tecido fetal ou desenvolver uma nova política que inclua pesquisas de transplante de embrião e tecido fetal humano", escreveram os pesquisadores da Escola de Medicina Johns Hopkins, em Maryland.

Os pesquisadores sugerem que a nova política deve incluir diversas diretrizes, como garantir que as necessidades da pesquisa não tenham influência na decisão de descongelar o embrião conservado ou de interromper uma gravidez.

As novas leis devem garantir ainda que o consentimento para o uso de embriões ou tecido fetal em pesquisas seja obtido após essas decisões serem tomadas, que nenhum incentivo seja oferecido para promover a doação de tecido embrionário ou fetal e de que haja um corpo regulador para verificar o cumprimento das diretrizes.

A polêmica utilização de células-tronco humanas está recebendo maior atenção desde que a Associação Americana do Coração (AHA) anunciou que concorda em apoiar o financiamento federal para pesquisas com células-tronco.

A AHA acredita que pesquisas com células-tronco possuem um potencial sem precedentes para tratar doenças cardiovasculares e derrame.

Volta

Reuters Limited - todos os direitos reservados 1999. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

 

Copyright© 1996 - 2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.