MUNDO
  Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esporte     Informática     Revistas

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Bolsas
BASTIDORES
» Claudio Humberto
JORNAIS DA REDE
» Manchetes do dia
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Cotação de Automóveis
» Empregos
» Horóscopo
» Loterias
» Imposto de Renda
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

Partido de Mugabe perde poder no Zimbábue

Terça, 27 de junho de 2000, 08h51min
O ZANU-PF, partido do presidente Robert Mugabe, sobreviveu à eleição de segunda-feira, mas perdeu o poder de alterar a constituição.

O Movimento para a Mudança Democrática (MDC), partido de oposição, ficou a apenas cinco cadeiras do ZANU-PF. Segundo o assessor do Diretório de Eleição, Apinos Makoni, o resultado final é de 62 cadeiras para o ZANU-PF, 57 para o MDC e uma para o pequeno partido de oposição ZANU-Ndonga.

O general Tobaiwa Mudede havia anunciado números levemente diferentes em uma entrevista à imprensa, mas Makoni disse: "Houve uma confusão nos dados. O que estou dando a vocês é o número correto". Os novos números também correspondem a contagens não-oficiais.

Havia 120 cadeiras para serem determinadas nas eleições do fim de semana, mas o presidente Robert Mugabe pode nomear pessoalmente outras 30 no parlamento de 150 membros.

O sucesso mais significante do MDC, além de disputar palmo a palmo com o ZANU-PF, foi despojar Mugabe da maioria de dois terços que ele precisa para fazer mudanças constitucionais.

Ele usou esse poder 16 vezes, mais recentemente para permitir que ele se apoderasse de fazendas pertencentes a brancos. Ele também reformou a constituição para dar a ele o bloco de votação de 30 cadeiras, que provou ser crucial nessa eleição.

Volta

Reuters Limited - todos os direitos reservados 1999. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

 

Copyright© 1996 - 2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.