› Mulher › Decoração
 Capa
 Beleza
 Decoração
 Homens
 Mães e Filhos
 Moda e Estilo
 Sexo e Namoro
 Testes e Especiais
Sites relacionados

 Almas Gêmeas
 Culinária
 Esotérico

Boletim por E-mail
Receba toda semana as novidades de Terra Mulher em seu e-mail

Fale conosco

Entre em contato conosco e envie sugestões e dicas


Decoração
 
A inspiração dos profissionais da área

Foto: Ana Carolina Bolsson/ Terra
Casa Cor RS:
» Introdução
» As cores da moda na decoração
» Inspiração dos profissionais
» Tendências da exibição

Veja as fotos:
Ambientes:
» Aconchegantes
» Modernos
» Clássicos
Detalhes:
» Objetos interessantes
» Idéias criativas

Casa Cor SP 2003:
» Vídeos e fotos da mostra
» Idéias criativas para chacoalhar sua casa

Veja também:
» Decoração quente de Bali
» Casa de quem vive na correria
» Flores para ter em casa
» Decoração pra levantar o astral
A concepção de um ambiente para uma mostra como a Casa Cor RS valoriza sempre uma idéia, por mais subjetiva ou específica que seja. Neste ano, a vista e a proximidade com o Lago Guaíba atraiu inicialmente as atenções dos arquitetos, decoradores e engenheiros criadores.

Na criação do ambiente Restaurante e Salão de Chá, o arquiteto José Wilson Coronel e o engenheiro Wagner Brasil valorizaram o Guaíba, utilizando a cor marrom no piso, que representa os tons da terra e da beira do lago. Para conseguir tal efeito, foram utilizados grandes lâminas de vidro na parede oposta ao rio, dando a idéia de continuidade do lago dentro do ambiente. "Fizemos uma extensão do Guaíba aqui dentro. Se o visitante olha para fora e em seguida para dentro, ele tem a sensação de que há água nos dois lados", conta Wagner Brasil. "Aqui, o diferencial, é a contemplação do Lago", complementa.

O elemento inusitado do espaço fica por conta das poltronas macias e graúdas, que proporcionam aproximação maior à mesa, "diferentemente de todo restaurante que conhecemos, que têm cadeiras duras e incômodas", diz o engenheiro. Além disso, ele destaca também a combinação dessas poltronas com as cadeiras de madeira e fibras naturais.

A arquiteta Lígia Maria Bergamaschi, criou o ambiente Sala Vip e Cine Paradiso explorando desde o início a vista para o Guaíba. Lígia subdividiu o espaço em quatro. Para isso, usou vigas de ferro no teto. Para completar, o lustre de cristal no meio do ambiente acompanhado por um console entalhado em madeira com pintura em ouro. Abaixo do lustre, há um mosaico em mármore, envolto com piso de porcelanato. "A divisão dos ambientes não é no chão, e sim no teto". Em tons verdes, a área proporciona a funcionalidade. Ornamentam o ambiente poltronas de aproximação, chases e móveis práticos.

Na área externa, uma novidade desenvolvida pela autora: grandes guarda-sóis luminosos abrigam os visitantes durante à noite. O inusitado do ambiente é o recurso utilizado para não perder o lago de vista. As altas paredes de frente para o lago são revestidas de espelhos, "para que ninguém nunca dê as costas para o Guaíba neste ambiente", conta.

Ana Carolina Bolsson

 Volta | Capa
 

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade