› Mulher › Especial
 Capa
 Beleza
 Decoração
 Homens
 Mães e Filhos
 Moda e Estilo
 Sexo e Namoro
 Testes e Especiais
Sites relacionados

 Almas Gêmeas
 Culinária
 Esotérico

Boletim por E-mail
Receba toda semana as novidades de Terra Mulher em seu e-mail

Fale conosco

Envie sugestões, críticas e dicas


Especial
 
Chorona, mas nem por isso menos competente

Arquivo Pessoal
Histórias
» Introdução
» Idéias financiadas
» A pecuarista
» A jornalista
» A vice-presidente
» A mulher da tecnologia
» Da física para a comunicação
» As mulheres do passado
Ana Cuder é hoje vice-presidente da rede de escolas de inglês CNA, que tem 56% de suas franquias comandadas por mulheres. Sua trajetória profissional começou em 1978 quando ela formou-se em Língua Inglesa e passou a dar aulas.

Em 1981, ela conta que foi chamada para dirigir a área pedagógica da primeira escola do CNA, no bairro da Liberdade, em São Paulo. "Ali, eu já tinha em mente a necessidade de criar um curso 100% nacional. E ele (Luiz Gama, proprietário e presidente do CNA) me deu esta chance em 1985, quando lancei a primeira série de livros (hoje, são 40 obras, somente para o CNA, sem falar em livros para outras editoras). Eu me lembro que escrevi estes primeiros livros em uma Olivetti velhinha!", diz orgulhosa.

Sobre as dificuldade que teve pelo caminho até chegar ao cargo que ocupa hoje, Ana fala que foi difícil "impor seus pontos de vista em um mundo essencialmente masculino, em que as mulheres são vistas, por determinado tipo de homem, como inferiores intelectualmente".

Ela também afirma que teve difilculdades por ser uma pessoa emotiva. "Talvez tenham me taxado de "chorona", o que sou mesmo, mas desde quando isso afeta minha capacidade intelectual ou meu empenho profissional?", questiona.

"Tenho 48 anos, um filho de 9, sou vice-presidente da rede que vi crescer e escrevo livros que amo. Eu poderia dizer que realizei todos os meus sonhos, mas acho que a gente sempre arranja um sonho a mais, não?", completa.

 Volta | Capa
 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade