› Mulher › Especial
 Capa
 Beleza
 Decoração
 Homens
 Mães e Filhos
 Moda e Estilo
 Sexo e Namoro
 Testes e Especiais
Sites relacionados

 Almas Gêmeas
 Culinária
 Esotérico

Boletim por E-mail
Receba toda semana as novidades de Terra Mulher em seu e-mail

Fale conosco

Envie sugestões, críticas e dicas


Especial
 
Como voltar para o mercado de trabalho

Entrevista de emprego:
» Introdução

Dicas:
» Cause uma boa impressão
» Como falar sobre a vida pessoal
» Vença as situações embaraçosas

Para imprimir:
» Modelo de currículo
» Carta de apresentação

Veja também:

» Antes: planejamento
» Durante: objetividade
» Depois: paciência
» Vença o preconceito da idade
» O que eles querem saber
» Perguntas difíceis
» Concilie filhos e trabalho

Perder um emprego pode gerar traumas e abalar a auto-estima. Geralmente, quem busca recolocação profissional encontra-se perdido e não sabe por quais métodos deve optar para enviar seu currículo. Dependendo do tipo de cargo pretendido, cadastros em Internet e empresas de head hunter podem ajudar.

A atitude mais correta é não perder o otimismo e manter a rede de amigos e contatos em empresas. Saia por aí espalhando que busca uma nova chance, mas sem lamentar o trabalho perdido para não transmitir a imagem de que se sente derrotado.

Confira algumas opções que podem ajudá-la a voltar para o mercado de trabalho.

Internet
Preparar um bom currículo e enviá-lo por e-mail aos colegas de trabalhos mais antigos pode ajudar. Na maioria das vezes, o contato inicial acontece por e-mail mesmo - este meio é moderno, ágil e econômico. Além da mensagem para conhecidos e empresas que permitem o cadastro via Internet, há sites especializados em cadastros de currículos e vagas. A gerente de Recursos Humanos da Auditoria Trevisa, Roberta Rocha, considera este o meio mais eficaz. "O profissional tem que saber se há disponibilidade da vaga e enviar um e-mail para o responsável. Mandar e-mails com o currículo para cargos inexistentes não adianta muito", alerta.

Anúncios de jornais
Este é o meio mais tradicional e antigo. Olhe as vagas disponíveis e pesquise sobre a empresa para decidir se está de acordo com as exigências e se a empresa realmente corresponde às suas expectativas. Geralmente há um endereço, e-mail ou telefone de contato. Siga as instruções exigidas pela empresa.

Agências de emprego
Sindicatos e governo costumam manter as agências de emprego, que além de buscar a recolocação profissional, muitas vezes oferecem cursos de atualização de acordo com a área pretendida. As agências ficam com a responsabilidade da seleção dos candidatos para as vagas disponíveis. Para participar de uma, é necessário encaminhar um currículo ou preencher um formulário para depois ser chamado para entrevistas e dinâmicas de grupo, só então a agência traça o seu perfil e o encaminha para as vagas mais apropriadas.

Consultorias
As consultorias funcionam como as agências só que para cargos que exigem mais qualificações, com orientação profissional e cobram pelo serviço. Algumas são especializadas em estagiários e trainees, outras em profissionais de nível médio e em executivos.

Head Hunter
As empresas de head hunters são especializadas em procurar profissionais disponíveis no mercado para altos cargos, como os de diretoria. Eles literalmente caçam os talentos que possam se adaptar ao perfil de suas empresas-clientes.

Camila Tavares

 Volta | Capa
 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade