Moda Direto de NY
 boletim fale conosco  
 
Direto de NY
Suzy Parker inaugurou a era das modelos no cinema
Quinta-feira, 08 de maio de 2003

Foto: Divulgação/PlanetPop
Modelo e atriz? Suzy Parker lançou moda

Se Naomi Campbell, Kate Moss e Amber Valetta têm hoje as portas abertas na indústria do cinema, todas elas devem um pouco a Suzy Parker, que morreu há poucos dias nos Estados Unidos. A texana, que se tornou o rosto mais conhecido da moda nos anos 50, foi a primeira modelo a fazer o crossover para a "silver screen".

Parker virou a modelo preferida de Coco Chanel nos anos 50, graças aos seus cabelos ruivos cacheados e formas perfeitas. Foi descoberta aos 14 anos pelo agente da irmã, a também modelo Dorian Leigh, que nunca chegou a ter o mesmo sucesso. No auge de sua carreira, ela apareceu em inúmeras capas da Vogue e Harper's Bazaar, virando uma das favoritas de Richard Avedon. Por seu trabalho, chegou a receber US$ 200 a hora, uma fortuna para a época.

Parker acabou fazendo uma transição natural para o cinema, aparecendo em Cinderela em Paris, de 1957, o lendário filme de Stanley Donen em que Fred Astaire faz o papel de um fotógrafo de moda inspirado em Avedon. Apesar dos elogios do trabalho, acabou sendo criticada pela atuação no filme seguinte, Kiss Them For Me, em que trabalhou com Cary Grant.

Seguiram-se vários outros trabalhos no cinema (com o filme Ten North Frederick, se tornando o mais elogiado) e na TV (em especial no seriado Twilight Zone). Na segunda metade dos anos 60, no entanto, ela resolveu se retirar da vida público e mudou-se com o marido para um subúrbio de Los Angeles. Parker morreu no último dia 3 aos 69 anos.

Guto Barra / Direto de NY

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade