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Direto de NY
Conceito Mercado Mundo Mix chega a NoLIta
Terça-feira, 03 de dezembro de 2002
Foto: Divulgação/PlanetPop
A customização está em alta

Com quase dez anos de atraso, chega finalmente a Nova York o conceito do Mercado Mundo Mix. O badalado bairro fashion de NoLIta ganhou em setembro a primeira edição do The Market, um bazar descolado que tem araras de 50 estilistas, produtores de acessórios e dealers de raridades de época - com itens sendo vendidos a preços mais camaradas do que os praticados na região.

É incrível imaginar que, apesar dos vários "mercados de pulgas" (que são mais especializados em antigüidades), Nova York ainda não tinha uma versão do ultra-bem-sucedido Mercado Mundo Mix. Os organizadores resolveram levar a idéia adiante ao notar que a cidade tem uma legião de estilistas/artistas que produz peças bacanas e não tem onde vender.

O sucesso (ainda moderado, segundo um estilista brasileiro que participou de algumas edições) também aponta para um fenômeno que parece não esfriar na moda internacional: a filosofia do "do-it-yourself" ("faça-você-mesmo") e a tendência da customização. Boa parte das peças encontradas no The Market são únicas e seguem o estilo do retalho-aplicado-sobre-t-shirt-rasgada-feita-de-sobra-de-tecido (o bazar acontece todos os sábados no St. Patrick's Youth Center, na Mulberry Street).

Veja alguns estilistas que abusam da customização das peças:
Coopa Roca
Lorenzo Merlino
Ronaldo Fraga
Sommer

A sede por peças exclusivas, que tomou conta da moda desde 2000, vem se aperfeiçoando. A idéia que antes era restrita a pequenas lojas especializadas (como a da brasileira Jussara Lee, no Meat Market, em que a cliente pode escolher tecido, botões e acabamentos), agora foi parar até na Burberry. A famosa marca inglesa abriu uma nova loja na Inglaterra que traz uma sala especial chamada "The Art of the Trench" (em referência aos famosos trenchcoats da grife). No local, os clientes podem fabricar os próprios casacos, escolhendo formatos de golas, forro, tipo de costura e comprimento.

Se o excesso da reciclagem proposto por marcas como a performática Imitation of Christ ficou para trás, o público cada vez mais procura por individualidade. Até o gosto das massas parece estar mudando ? como mostram os prejuízos constantes de grifes tipo fast-food, como a Gap. Muita gente descobre que pagar caro por uma roupa onipresente de uma grife famosa é o oposto do cool.

Guto Barra / Direto de NY

 
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