Capa
Seções
NOTÍCIAS

DOWNLOAD

ANÁLISES

COMPRAS

BOLETIM

WIRED NEWS

IDG NOW!

PC WORLD

ZDNET

AJUDA

COLUNISTAS


 digite + enter

Arquivo


24/11/99
APRENDA COM AS FERAS BRASILEIRAS
Agência RBS

Gabriel Torres, Laércio Vasconcelos e Abel Alves. Quem acompanha as páginas de informática de alguns dos maiores jornais brasileiros ou freqüenta as prateleiras especializadas nas livrarias de todo o país já deve estar familiarizado com esses nomes. Os três são craques em resolver problemas de computadores que não funcionam, montar equipamentos e configurar máquinas, e bons conhecedores dos programas mais utilizados pelos usuários. Um pouco do que eles sabem está ao alcance das massas leigas na Internet. A página de Abel Alves, a mais recente, é um endereço quente para os interessados em testes de hardware. Autores de vários livros sobre técnicas de montar e configurar equipamentos, Laércio e Gabriel têm páginas que oferecem serviços como cursos online e tira-dúvidas com as perguntas mais freqüentes dos usuários.

– São mais de 1.040 perguntas e respostas atualizadas, com todas as colunas que eu já fiz nos jornais. Tenho também 53 artigos ou capítulos de livros que coloquei na rede – explica Laércio, que criou a página em março do ano passado.

Formado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) em 1983, Laércio, 39 anos, dedicou os últimos 10 anos ao ensino da informática. Nesse período, escreveu diversos livros. O último deles, Como Fazer Expansões de Hardware no seu PC, é uma espécie de referência para quem quer se aventurar no mundo dos circuitos e softwares para PCs.

Atualmente, o site de Laércio Vasconcelos é acessado mensalmente por uma média de 600 pessoas Além de usuários domésticos, técnicos em informática e profissionais de suporte também procuram informações aprofundadas no endereço.

A página se propõe a ensinar procedimentos básicos e complexos, como configurações do Windows, instalação de modems e outros.

– Sugiro para quem quiser aprender desde o básico que entre no site. Ler livros do gênero pode ser mais gostoso, porque podemos levá-los para qualquer lugar. Mas a Internet é mais dinâmica – conclui.

O site do professor Gabriel Torres, 25 anos, autor de Clube do Hardware, traz dicas e passo a passos sobre montagem e configuração de periféricos.

As colunas com soluções para problemas enfrentados por usuários de micros domésticos também são bastante completas.

– Só não tenho serviço de consultoria. Mas, dos 2 mil e-mails com dúvidas que recebo por mês, escolho alguns para fazer as colunas dos jornais – explica Gabriel, técnico em Eletrônica.

Sua página surgiu de maneira despretensiosa, no ano de 1996, como um site pessoal do Geocities.

– Depois, comecei a escrever para um jornal e passei a publicar minhas colunas na Internet. Foi então que eu registrei meu domínio – conta o professor.

Hoje, Gabriel garante que 100 mil pessoas passam pela página todos os meses.

– Tentei comercializar um serviço de suporte pela rede, mas no Brasil as pessoas ainda não têm cultura de pagar por atividades na Web. Decidi, então, liberar o conteúdo. O dinheiro acaba vindo da publicidade – explica.

www.clubedohardware.com.br
Gabriel Torres é o autor do livro Hardware Curso Completo, um calhamaço que desvenda os segredos das partes que compõem um computador. Em seu site Clube do Hardware, Torres não se limita ao assunto do livro. Desde 1996, o autor coloca mensalmente de três a seis dicas sobre temas que vão de softwares simples – como Windows e Word –, passam por programação e configuração, até conselhos para evitar o bug em micros domésticos. As dicas são auto-explicativas e fáceis de serem compreendidas mesmo para quem tem pouca ou nenhuma experiência no assunto. Na seção Aulas, o autor entrega (quase) todo seu conhecimento sobre hardware de forma bem didática, com um passo a passo sobre o que é uma placa de memória e como se dispõem os chips. Torres também serve de monitor para seus alunos, respondendo dúvidas por e-mail.
www.superdicas.com
O site do engenheiro mecânico Francisco Panizo Beceiro é repleto de dicas, que muitas vezes são esquecidas em outras páginas, mas esclarecem dúvidas que cismam em não ser esquecidas por muitas pessoas. São perguntas como “por que meu computador trava?”, “como utilizar a lixeira corretamente?” e “como adicionar um novo programa ao menu iniciar?”. O Superdicas também trata dos programas Windows e Excel, ensina a fazer downloads, utilizar o ICQ e traz 120 sites imperdíveis. A página contém ainda bons cursos na área de HTML e Java.
guiadopc.com.br
O arquivo das colunas Solucionáticas desde 1994, de Abel Alves, publicadas semanalmente no Jornal do Brasil, podem ser acessadas em seu site – o Guia do PC. A página também tem a sessão Testes, com os resultados de avaliações feitas em equipamentos como modems, placas de som e programas, além de links para fabricantes de drivers, sharewares (programas obtidos gratuitamente na rede) e páginas com textos e referências sobre PCs em inglês e português. Também estão no Guia do PC artigos e serviços como currículos e bolsa de valores de informática.
www.laercio.com.br
Autor do best-seller 500 dicas e Macetes para PC – Volume 1 e colunista de informática dos jornais O Estado de Minas e O Popular, Laércio Vasconcelos divide seu conhecimento com os internautas. Só de hardware, são cerca de 50 diferentes itens. Além disso, também estão presentes no site informações práticas sobre modem, impressora, scanner, câmeras digitais e instalação de joguinhos.
www.aprendendo.cjb.net
Didático, o site deve ser consultado por leigos que tenham vontade de aprender. A seção Aprendendo parte do pressuposto de que o usuário não sabe nada, nem o que é aparentemente óbvio. As mais avançadas podem ser úteis aos experientes. Os assuntos abordados são linguagens HTML e Java, ICQ, programação e softwares de design.

Copyright© 1996 - 2003 Terra Networks S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.