Capa
Seções
NOTÍCIAS

DOWNLOAD

ANÁLISES

COMPRAS

BOLETIM

WIRED NEWS

IDG NOW!

PC WORLD

AJUDA

COLUNISTAS


 digite + enter


COMO EVITAR O VÍRUS CHERNOBYL
AJB

Um vírus está atrapalhando a rotina de muitas instituições e usuários. É o Chernobyl, também conhecido como Win95.CIH.1003, que é disparado todo o dia 26 de abril. De acordo com as explicações de Rodrigo Carvalho, coordenador de projetos da Chiptek, empresa especializada em segurança de redes, o vírus infecta apenas os arquivos que rodem sobre o windows 95/98, geralmente de 32 bits e com a extensão .exe.

A ação do Chernobyl pode travar o sistema e ele é pouco percebido porque não aumenta o tamanho dos arquivos de um micro, podendo permanecer na máquina durante muito tempo, sem ser notado. À excessão do dia 26 de abril, quando, a partir da meia noite, ele dispara os seus estragos.

Segundo Carvalho, o vírus opera em duas frentes. Em uma, tenta destruir a flash Bios Rom, reprogramando-a com informações inválidas. Uma segunda ação consiste em sobrescrever o conteúdo do disco rígido com inutilidades. "Se o vírus for bem sucedido, não há nada a fazer via software. Será necessária a troca ou a reprogramação da flash Bios Rom ou a troca da placa mãe inteira, caso a Bios esteja a ela atrelada", esclarece.

Carvalho deu algumas dicas da Chiptek, como não executar ou abrir arquivos .exe de origem desconhecida. O melhor, segundo ele, é realizar uma checagem com um anti-vírus, atualizado, antes de abrir o programa do computador. Ele indica o site www.cai.com/virusinfo que disponibiliza o Inoculate, através de um simples download.

Copyright© 1996 - 2003 Terra Networks S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.