Informática

» Notícias

» Download

» Análises

» Compras

» Boletim

» Contato

WIRED NEWS

» Negócios

» Cultura

» Política

» Tecnologia

IDG NOW!

» Business

» Carreira

» Corporate

» E-commerce

» Internet

» PC News

» Telecom

PC WORLD

» Update

» Testes

» FileWorld

» Guia de compras

» Prática

AJUDA

» Tutoriais

» Dicas

» Dúvidas

» Vírus

» Glossário

GAMES

» Outerspace

» Terra Games

» Games Now!

COLUNISTAS

» Sandra Pecis

» Mais colunistas

CANAIS

» Computerworld

» Publish

» WebWorld

» WD/Jobs

» Istoé Digital

» Macmania

» MP3Box

» Personal Web

» Surf Point

BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Notícias

Infoguerra Trotes de 1º de abril enganam internautas

Terça, 02 de abril de 2002, 12h45

Os trotes do dia 1º de abril são uma tradição de longa data, mas parece que este ano a adesão dos sites à brincadeira foi mais significativa do que em anos anteriores. Até quem sempre resistiu à tentação resolveu pregar uma peça em seu público.

Foi o caso de Gabriel Torres, responsável pelo site de informática Clube do Hardware. "Depois de vários anos sem nunca ter passado um trote em nosso público, eis que surge a oportunidade", escreveu Torres em seu editorial de hoje. E parece que ele decidiu "tirar o atraso": todas as notícias postadas ontem na página inicial do site eram falsas.

Tinha de tudo. Desde a já conhecida Waternet, a Internet pela água, divulgada em 1º de abril do ano passado pela revista Red Herring e reaproveitada pelo curitibano Jefferson Sefrim — e que até hoje engana muita gente —, passando pelo perigoso vírus biológico para computadores "Atium Meganacas" ("muita sacanagem", ao contrário), até a campanha "Denuncie Navios Piratas".

A brincadeira surtiu efeito. Teve gente que ficou tão atônita com a quantidade de disparates divulgados, que achou que o site tinha sido desfigurado por hackers e enviou a "notícia" para a redação. "Sacanagem, a inveja é fogo", escreveu um leitor que chegou a enviar screenshots das páginas supostamente invadidas. Mais tarde ele percebeu o trote e enviou outro e-mail rindo do próprio engano. O Clube do Hardware preservou a página, que pode ser vista aqui.

O conhecido site Slashdot também não deixou por menos e divulgou a criação de duas novas RFCs (documentos para padronização de normas na Internet). A RFC3251 explica o processo de condução de eletricidade através de números IP (Internet Protocol), e a RFC3252 descreve um método chamado "BLOAT" (Binary Lexical Octet Ad-hoc Transport), uma reformulação dos protocolos IP, TCP e UDP, os quais passariam a funcionar como aplicações XML (Extensible Markup Language, uma linguagem para criação de documentos na Internet).

Ambas as RFCs são absurdas e obviamente falsas. A RFC3251, por exemplo, traz o seguinte aviso: "Enquanto lêem este documento, em vários pontos os leitores podem querer fazer perguntas como 'isto faz sentido?', 'isto é praticável?', e 'o autor é mentalmente são?'. Os leitores devem ter a habilidade de suprimir tais questões e seguir adiante. Fora isso, nenhum conhecimento técnico específico é requerido para ler este documento. Em certos casos (incluindo o presente documento), pode ser REQUERIDO que os leitores não tenham nenhum conhecimento técnico específico".

Mesmo assim, a avidez pelas novidades tecnológicas do público do Slashdot fez muita gente cair na pegadinha e, depois de descobrir o engodo, enviar mensagens furiosas ao site, para deleite de seu fundador, Rob Malda, também conhecido por CmdrTaco.

O site de segurança Zone-H, que possui uma seção de espelhos de páginas desfiguradas, resolveu brincar com outro site famoso do mesmo estilo — o Alldas.org. A equipe do Zone-H atribuiu a si um ataque ao Alldas e publicou o falso espelho, que pode ser visto aqui.

Segundo o site SecurityNewsPortal, a revista eletrônica 2600.com, que está sendo processada por divulgar um programa de quebra de códigos de DVDs, apelou para a ironia e veiculou ontem o conteúdo do site cybercrime.gov. O endereço é vinculado ao Departamento de Justiça dos EUA e traz notícias sobre as ações contra crimes tecnológicos.

Mas nem todos têm senso de humor para os trotes de primeiro de abril. A lista de discussões Botequim divulgou ontem uma falsa notícia dando conta de uma suposta fusão entre os sites Submarino e Americanas.com. A nova empresa seria chamada de Subamericanas.com e a brincadeira foi atribuída a uma repórter do site Blue Bus. Este não gostou e, segundo publicou em uma nota, seu departamento jurídico foi acionado para tomar as providências legais contra o Botequim.

Giordani Rodrigues

Volta para a capa | Volta para as notícias

Copyright © InfoGuerra 2000-2001. Todos os direitos reservados.



Fórum
Deixe a sua opinião sobre
esta notícia



Mais
Clique nas imagens para ler as notícias dos canais:

Wired News
IDG Now!
PC World
Computerworld
Macmania
WebWorld

Boletim
Receba notícias e outras informações por e-mail
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade