Informática

Notícias

Download

Análises

Compras

Boletim

Wired News

Negócios

Cultura

Política

Tecnologia

IDG Now!

Business

Carreira

Corporate

E-commerce

Internet

PC News

Telecom

PC World

Update

Testes

FileWorld

Guia de compras

Prática

ZDNet

Downloads

Ajuda

Tutoriais

Dicas

Dúvidas

Vírus

Glossário

Games

Outerspace

Terra Games

Games Now!

Colunistas

Sandra Pecis



Publish

WebWorld

WD/Jobs

Istoé Digital

Macmania

MP3Box

Personal Web

Surf Point

Busca
digite + enter


Terra Busca

Capa » Notícias

Pensamento humano é muito complexo para máquinas

Segunda, 10 de setembro de 2001, 12h47
"Gatinho Chesshire, começou Alice,
Podes-me dizer que caminho tomar?
Isso depende de aonde queres chegar, disse o gato."

Trecho do livro Alice no país das maravilhas, encontrado no site www.citi.pt sobre Inteligência Artificial (IA). No site https://alicebot.org/, em uma "conversa" com um computador chamado A.L.I.C.E.(Artificial Linguistic Internet Computer Entity), que se define como "uma entidade feminina", a resposta para a pergunta acima é um pouco mais pretensiosa: "Claro! Onde você quer ir, para que eu lhe mostre o caminho?". O gato da fábula é um pouco mais sensato do que A.L.I.C.E., e talvez ainda leve um bom tempo até que "ela" se dê conta da complexidade de símbolos e valores que envolvem uma tomada de decisão para um ser humano.

A.L.I.C.E. é uma das aplicações de uma das áreas mais fascinantes da computação, tanto para profissionais da área como para leigos: a I.A. (Inteligência Artificial). Há outras máquinas interativas na Internet, como a brasileira SeteZoom (www.setezoom.com.br), que tem até "corpo" e já posou para o site The Girl (www.thegirl.com.br) de fotos sensuais. Um outro exemplo é ChatBot, o robô que dá as boas vindas no site do filme Artificial Intelligence (https://aimovie.warnerbros.com/) de Steven Spielberg, em cartaz em todo o Brasil.

O mito das máquinas "inteligentes", com capacidade de discernimento e interação com seres humanos, já rendeu muitas bilheterias no cinema, e até hoje assusta muitos incautos, como é o caso do robô programado para amar do filme de Spielberg, e que faz disso uma obsessão. Mas a realidade parece ser um pouco menos assustadora. "Esses chats com máquinas 'inteligentes' são mais brincadeiras com o tema do que propriamente aplicações de I.A.", afirma Tarcísio Pequeno, diretor do LIA - Laboratório de Inteligência Artificial da Universidade Federal do Ceará.

Tarcísio afirma que a I.A. hoje já chegou bem mais longe do que a simples capacidade de deduções lógicas do computador, mas a grande limitação, segundo ele, "é que as atividades humanas são muito complexas. Ver um objeto e reconhecê-lo, para uma máquina, é muito difícil. É verdade que o ser humano tem modelos finitos. Mas seja como for, ainda estamos muito longe".

O principal objetivo das aplicações de Inteligência Artificial, afirma o diretor do LIA, é colocar um certo grau de inteligência em algumas aplicações simples. Como exemplo, ele cita um sistema de navegação na Internet que consiga traçar um perfil de preferências para o usuário, ou sistemas de busca inteligentes, que separem o que é ou não pertinente, e tragam somente endereços que possam ser úteis.

Um outro exemplo de aplicação de I.A. é o citado pelo professor João José Furtado, da Unifor. Ele é orientador de um projeto de mestrado na área, que se propõe a desenvolver um sistema de busca de relações implícitas entre dados aparentemente desconexos. Parece um pouco complicado, mas um objetivo específico do projeto pode ajudar a entender como o sistema funciona.

Segundo o orientando do professor João José, Ricardo Rebouças, uma das aplicações possíveis para o sistema resultante do projeto seria fazer um rastreamento entre os contribuintes da Secretaria da Fazenda do Estado - Sefaz, para descobrir incompatibilidades entre rendas declaradas e movimentação financeira, auxiliando o trabalho dos fiscais.

O Povo

Volta para a capa | Volta para as notícias


Fórum
Deixe a sua opinião sobre
esta notícia



Mais
Clique nas imagens para ler as notícias dos canais:

Wired News
IDG Now!
PC World
Macmania
WebWorld

Boletim
Receba notícias e outras informações por e-mail
Copyright © 1996-2001 Terra Networks S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.