Informática

Notícias

Download

Análises

Compras

Boletim

Wired News

Negócios

Cultura

Política

Tecnologia

IDG Now!

Business

Carreira

Corporate

E-commerce

Internet

PC News

Telecom

PC World

Update

Testes

FileWorld

Guia de compras

Prática

ZDNet

Downloads

Ajuda

Tutoriais

Dicas

Dúvidas

Vírus

Glossário

Games

Outerspace

Terra Games

Games Now!

Colunistas

Sandra Pecis



Publish

WebWorld

WD/Jobs

Istoé Digital

Macmania

MP3Box

Personal Web

Surf Point

Busca
digite + enter


Terra Busca

Capa » Notícias

Vírus Code Red pode ter origem chinesa

Sexta, 31 de agosto de 2001, 16h18
O vírus Code Red, que no mês passado causou prejuízos estimados em US$2,4 bilhões só na limpeza de máquinas atingidas, parece ter nascido em uma universidade chinesa, na província de Guangdong, de acordo com investigadores independentes ligados ao Congresso Norte-americano. As informações são da Reuters.

"Acredita-se que o vírus foi criado em uma universidade em Guangdong, na China," disse Keith Rhodes, chefe de tecnologia do General Accounting Office. O testemunho de Rhodes não acrescentou mais informações sobre a suposta origem chinesa do Code Rewd. Ele e seus associados não retornaram as ligações telefônicas que solicitavam detalhes.

O Code Red infectou mais de 250 mil sistemas em apenas nove horas no dia 19 de julho, logo depois de ter sido relatado pela primeira vez, de acordo com o National Infrastructure Protection Center, no centro de operações do FBI. A imprensa indiana afirmou no início deste mês que o Code Red havia sido rastreado até a Universidade de Fodhon, na província de Guangdong.

Um técnico do laboratório do departamento de computação da universidade de Foshon afirmou à Reuters estar surpreso. De acordo com Hu (ele deu apenas o primeiro nome na entrevista realizada no último dia 7, por telefone), as classes estavam encerradas desde 6 de julho e as dependências da univerisdade estavam em reforma desde então. "Todos os alunos estavam de férias e estávamos em reformas. Até mesmo a eletricidade estava desligada", explicou.

Uma porta-voz do FBI, Debbie Weireman, afirmou que o Code Red e suas variantes conhecidas como Code Red II and SirCam ainda estão sob investigação. Zhang Yuanyuan, porta-voz da Embaixada chinesa, disse que não tem nenhuma informação sobre a origem do vírus.

Leia também
Saiba mais sobre o Code Red, SirCam e outros vírus

Redação Terra

Volta para a capa | Volta para as notícias


Fórum
Deixe a sua opinião sobre
esta notícia



Mais
Clique nas imagens para ler as notícias dos canais:

Wired News
IDG Now!
PC World
Macmania
WebWorld

Boletim
Receba notícias e outras informações por e-mail
Copyright © 1996-2001 Terra Networks S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.