Informática

Notícias

Download

Análises

Compras

Boletim

Wired News

Negócios

Cultura

Política

Tecnologia

IDG Now!

Business

Carreira

Corporate

E-commerce

Internet

PC News

Telecom

PC World

Update

Testes

FileWorld

Guia de compras

Prática

ZDNet

Downloads

Ajuda

Tutoriais

Dicas

Dúvidas

Vírus

Glossário

Games

Outerspace

Terra Games

Games Now!

Colunistas

Sandra Pecis



Publish

WebWorld

WD/Jobs

Istoé Digital

Macmania

MP3Box

Personal Web

Surf Point

Busca
digite + enter


Terra Busca

Capa » Notícias

Infoguerra Empresa usa falso vírus para vender seus produtos

Sexta, 31 de agosto de 2001, 10h52
Não se sabe se é desconhecimento, má-fé, ou uma simples gafe publicitária. O fato é que a empresa americana Intelliquis International Inc. enviou uma mensagem para seus clientes usando um falso alerta de vírus para convencê-los a comprar um de seus produtos.

A mensagem começa dizendo que a informação sobre o suposto vírus foi anunciada pela CNN, exatamente como o hoax (boato) original. Trata-se de uma praga que chegaria como um “cartão virtual” e que teria o poder de apagar a trilha zero do disco rígido, danificando-o para sempre. O vírus teria sido considerado pela Microsoft como o mais destrutivo de todos os tempos, e a McAfee, que o teria descoberto “ontem”, ainda não possui vacina para ele.

O hoax “Um cartão virtual para você”, ou “A virtual card for you”, surgiu há algum tempo e já foi descrito como tal pelas principais empresas antivírus, entre elas, McAfee, Symantec, Trend Micro e F-Secure.

O problema da peça publicitária da Intelliquis é que, em nenhum momento, ela informa tratar-se de um falso vírus ou mesmo de uma brincadeira (de mau gosto, diga-se). Pelo contrário, induz o usuário a pensar que se trata de uma informação verdadeira. O final da mensagem diz que “só há uma solução que irá protegê-lo completamente destes tipos de vírus, especialmente quando os softwares de proteção de vírus não oferecem solução”. Em seguida, anuncia o nome e o preço do seu produto.

Mais: Jim Wiggins, gerente de vendas e marketing da empresa, e que assina a mensagem, reproduz a orientação, comum nos hoaxes, de enviá-la a todos os conhecidos. E comenta que “prefere receber o alerta 25 vezes a não recebê-lo de forma alguma”.

A Intelliquis, que possui representante no Brasil, é mais conhecida por seu software Traffic Builder, uma ferramenta que auxilia a cadastrar sites em mecanismos de busca e que já recebeu indicação máxima da ZDNet.

É claro que existe ainda uma outra possibilidade para o equívoco: ele foi proposital e serve para chamar a atenção da mídia especializada, que dessa forma irá abrir um pequeno espaço para o nome da empresa, exatamente como está fazendo InfoGuerra.

Mas o feitiço pode virar contra o feiticeiro. Ao associar intencionalmente nomes de companhias como Microsoft, CNN e McAfee a uma falsa informação, sem explicar do que se trata, a empresa pode estar se colocando na linha de frente de vultosos processos.

A tática também pode resultar negativa para a imagem da empresa. Já que não há nenhuma explicação aos clientes, as pessoas que receberem a mensagem e conhecerem o hoax podem perder a credibilidade no produto anunciado, em vez de encarar tudo como uma técnica de marketing “esperta”.

Não fossem os motivos acima, já existe confusão suficiente gerada por falsos alertas de vírus, para que uma empresa precise utilizar tal artifício para vender seus produtos.

InfoGuerra enviou e-mail para Jim Wiggins e para o departamento de relações com a mídia da Intelliquis, solicitando esclarecimentos, mas não recebeu resposta.

Veja abaixo uma cópia da mensagem recebida ontem à noite:

WORST EVER VIRUS (CNN announced)
PLEASE SEND THIS TO EVERYONE ON YOUR CONTACT LIST!!
A new virus has just been discovered that has been classified by Microsoft as the most destructive ever! This virus was discovered yesterday afternoon by McAfee and no vaccine has yet been developed. (Yes, there is a solution read below). This virus simply destroys Sector Zero from the hard disk, where vital information for its functioning are stored. This virus acts in the following manner: It sends itself automatically to all contacts on your list with the title "A Virtual Card for You." As soon as the supposed virtual card is opened, the computer freezes so that the user has to reboot. When the ctrl+alt+del keys or the reset button are pressed, the virus destroys Sector Zero, thus permanently destroying the hard disk. Yesterday in just a few hours this virus caused panic in New York, according to news broadcast by CNN. This alert was received by an employee of Microsoft itself. So don't open any mails with subject: "A Virtual Card for You." As soon as you get the mail, delete it. Please pass this mail to all of your friends. Forward this to everyone in your address book.
(I would rather receive this 25 times than not at all.)

There is only one solution that will completely protect your PC from these types of viruses. Especially when virus protection software doesn't have a solution. "PC Rescue" If your PC is attacked, with one key stroke your PC is completely restored. The cost is only $29 for the ultimate in protection. PC Rescue easily installs in less than 3 minutes and now have complete peace of mind. Call toll free 866-260-2364 ext 2013 to order or visit our website https://www.intelliquis.com/pc_rescue/index.stm

Giordani Rodrigues

Volta para a capa | Volta para as notícias

Copyright © InfoGuerra 2000-2001. Todos os direitos reservados.



Fórum
Deixe a sua opinião sobre
esta notícia



Mais
Clique nas imagens para ler as notícias dos canais:

Wired News
IDG Now!
PC World
Macmania
WebWorld

Boletim
Receba notícias e outras informações por e-mail
Copyright © 1996-2001 Terra Networks S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.