Informática

Notícias

Download

Análises

Compras

Boletim

Wired News

Negócios

Cultura

Política

Tecnologia

IDG Now!

Business

Carreira

Corporate

E-commerce

Internet

PC News

Telecom

PC World

Update

Testes

FileWorld

Guia de compras

Prática

ZDNet

Downloads

Dicas & Soluções

Ajuda

Tutoriais

Dicas

Dúvidas

Vírus

Glossário

Games

Outerspace

Terra Games

Games Now!

Colunistas

Sandra Pecis



WebWorld

WD/Jobs

Istoé Digital

Macmania

MP3Box

Personal Web

Surf Point

Busca
digite + enter


Terra Busca

Capa » Notícias

Infoguerra SirCam infecta computadores do FBI

Quarta, 25 de julho de 2001, 13h39

Leia mais
Como se proteger do SirCam

Mensagens de e-mail contaminadas com o vírus SirCam foram enviadas ontem de um endereço com o domínio fbi.gov para várias pessoas ligadas à segurança de computadores. As mensagens partiram de um agente especial do National Infrastructure Protection Center (NIPC), braço do FBI para proteção de infra-estrutura dos EUA.

Os e-mails continham documentos do NIPC infectados com o vírus. Esta é a ação comum do SirCam, que rouba arquivos da vítima e os envia junto com seu código. Entre os que receberam as mensagens estão os responsáveis pelo site Safemode, especializado em registrar desfigurações de páginas Web produzidas por grupos hackers.

Segundo o site de notícias de tecnologia Newsbytes, que teve acesso a uma das mensagens, um dos arquivos anexados trazia o texto “Para uso oficial” e continha uma análise do vírus Leave, surgido recentemente. Outro anexo era um documento do Word com discussões sobre métodos de prevenção de ataques de negação de serviço (DoS).

Um porta-voz do NIPC confirmou o incidente e disse que o órgão iria publicar, até o final do dia, uma nota oficial esclarecendo o assunto. Até o momento da publicação desta notícia, o site do órgão não trazia nenhuma referência ao caso.

O NIPC foi estabelecido em 1998 e é conhecido por suas investigações sobre ameaças aos sistemas críticos dos EUA, principalmente as que têm relação com a Internet. Suas ações abrangem os sistemas de telecomunicações, energia, abastecimento hidráulico, bancos, finanças, operações do governo e serviços de emergência.

Algumas pessoas acharam estranho que o e-mail do Safemode fizesse parte do catálogo de endereços de um agente do NIPC. O site SecurityNewsPortal chegou a comentar que o fato por si só já valia uma reportagem. Mas isso não é tão estranho.

É sabido que o FBI está "de olho" em sites de espelhos de invasões e às vezes troca informações com seus responsáveis — quando não os ameaça. Além disso, para se enviar a outros usuários, o SirCam utiliza, entre outros, os endereços que constam em páginas que o internauta visitou e que ficam guardadas nas pastas de arquivos temporários do Windows. Basta que o agente tenha visitado o Safemode recentemente para explicar o e-mail do site guardado em seu computador.

Mais estranho é a infecção propriamente. Alguns especialistas em vírus acreditam que ela pode ter ocorrido acidentalmente, enquanto o código do vírus estava sendo analisado.

O SirCam foi descoberto na semana passada e tem se espalhado com muita rapidez pelo mundo. De acordo com a empresa antivírus russa Kaspersky, o vírus já ocupa o primeiro lugar no ranking de todas as pragas que mais se espalharam pelo mundo.

A Kaspersky afirma que recebeu dezenas de milhares de mensagens infectadas vindas de vários países do mundo, incluindo França, EUA, Argentina, China, Índia, Turquia, Reino Unido, Espanha, Rússia, Canadá e vários outros. A empresa lançou uma ferramenta de remoção da praga que inclui uma limpeza do registro do Windows. O programa pode ser usado por qualquer usuário — não apenas pelos clientes da empresa — e pode ser baixado gratuitamente aqui.

Leia mais
Como se proteger do SirCam

Giordani Rodrigues

Volta para a capa | Volta para as notícias

Copyright © InfoGuerra 2000-2001. Todos os direitos reservados.



Fórum
Deixe a sua opinião sobre
esta notícia



Mais
Clique nas imagens para ler as notícias dos canais:

Wired News
IDG Now!
PC World
Macmania
WebWorld

Boletim
Receba notícias e outras informações por e-mail
Copyright © 1996-2001 Terra Networks S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.