Informática

Notícias

Download

Análises

Compras

Boletim

Wired News

Negócios

Cultura

Política

Tecnologia

IDG Now!

Business

Carreira

Corporate

E-commerce

Internet

PC News

Telecom

PC World

Update

Testes

FileWorld

Guia de compras

Prática

ZDNet

Downloads

Dicas & Soluções

Ajuda

Tutoriais

Dicas

Dúvidas

Vírus

Glossário

Games

Outerspace

Terra Games

Games Now!

Colunistas

Sandra Pecis



WebWorld

WD/Jobs

Istoé Digital

Macmania

MP3Box

Personal Web

Surf Point

Busca
digite + enter


Terra Busca

Capa » Notícias

Infoguerra SirCam vira caso de emergência

Terça, 24 de julho de 2001, 17h06
Se você ainda não atualizou seu programa antivírus nos últimos dias, eis uma oportunidade perfeita para fazê-lo. Depois de uma certa cautela inicial na classificação de risco do vírus W32/Sircam, as empresas antivírus aumentaram drasticamente o nível de perigo.

A Trend Micro começou com a classificação de baixo risco para o vírus, depois passou para médio e agora para alto. A McAfee passou de médio para alto. A F-Secure elevou seu nível de alerta de 2 (médio) para 1 (máximo). E a Sophos distribuiu, hoje, um alerta classificando o vírus como caso de emergência.

Além disso, a observação prática tem demonstrado que o SirCam é uma das pragas com maior poder de disseminação dos últimos tempos. Ameaças como o Homepage, Anna Kournikova e mesmo o famoso I Love You infectaram um grande número de computadores inicialmente, mas três ou quatro dias depois os ataques diminuíram e se mantiveram estáveis. As infecções causadas pelo SirCam, no entanto, não param de crescer, uma semana depois de sua descoberta.

A MessageLabs, que monitora e-mails em busca de vírus, detectou quase 6 mil mensagens infectadas pelo SirCam apenas nas últimas 24 horas. Quem tem acompanhado as estatísticas da empresa, percebe que este número tem aumentado diariamente.

Apenas como comparação, o segundo lugar no ranking da MessageLabs no mesmo período foi o Magistr, que teve 638 ocorrências. O Hybris, também chamado de Branca de Neve Pornô, teve 246 ocorrências. A empresa já detectou o SirCam em 111 países e bloqueou mais de 15 mil mensagens infectadas pelo vírus, desde o dia 16.

A Trend Micro também classifica o SirCam como o mais ativo do mundo no momento. Nas últimas 24 horas, o serviço online da empresa para proteção de usuários domésticos, chamado HouseCall, já detectou mais de 7 mil computadores infectados pelo vírus. No Brasil e na América do Sul em geral, a praga também ocupa o primeiro lugar.

A McAfee informa que, de sexta-feira até hoje, o vírus já infectou mais de 400 empresas no Brasil. Segundo Roni Katz, engenheiro de sistemas da McAfee, além de se espalhar por e-mail, o SirCam também infecta os computadores que compartilham a mesma rede. Por isso sua disseminação é muito rápida.

Um dos principais problemas do SirCam é o fato de ele anexar arquivos do usuário nas mensagens que envia automaticamente. Além da ameaça à privacidade das pessoas, que podem ser surpreendidas com documentos confidenciais (ou mesmo impróprios) sendo espalhados pela Internet, há o risco de congestionamento da rede. A MessageLabs constatou um arquivo com 107 megabytes anexado a uma mensagem, o suficiente para deixar a caixa de correio de um usuário ocupada por muito tempo.

Para combater a ameaça, a maior parte das empresas antivírus criou ferramentas específicas para desinfecção dos PCs contaminados. Para acessar estas ferramentas, clique nos links abaixo:

Panda

Symantec

Sophos

F-Secure- Leia as recomendações no final da página

McAfee - É necessário preencher um cadastro

Trend Micro - Ferramenta 1

Trend Micro - Ferramenta 2 - Antes de instalar as ferramentas, a empresa aconselha ao usuário ler um texto explicativo

Leia mais
Como se proteger do SirCam

Giordani Rodrigues

Volta para a capa | Volta para as notícias

Copyright © InfoGuerra 2000-2001. Todos os direitos reservados.



Fórum
Deixe a sua opinião sobre
esta notícia



Mais
Clique nas imagens para ler as notícias dos canais:

Wired News
IDG Now!
PC World
Macmania
WebWorld

Boletim
Receba notícias e outras informações por e-mail
Copyright © 1996-2001 Terra Networks S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.