Informática

Notícias

Download

Análises

Shopping

Boletim

Wired News

Negócios

Cultura

Política

Tecnologia

IDG Now!

Business

Carreira

Corporate

E-commerce

Internet

PC News

Telecom

ZDNet

Notícias

Downloads

Dicas & Soluções

PC World

Update

Testes

FileWorld

Guia de compras

Prática

Ajuda

Tutoriais

Dicas

Dúvidas

Vírus

Glossário

Games

Gamespot

Outerspace

Terra Games

Games Now!

Colunistas

Sandra Pecis



WebWorld

WD/Jobs

Istoé Digital

Macmania

MP3Box

Personal Web

Surf Point

Busca
digite + enter


Terra Busca

Capa » Notícias

Infoguerra Falso vírus ameaça quem possui arquivos MP3

Sexta, 29 de junho de 2001, 17h40
Uma mensagem que começou a circular nesta quarta-feira garante que, na próxima semana, fãs de música do mundo inteiro irão receber uma "surpresa chocante" em seus computadores. No dia 4 de julho, quando se comemora a independência dos EUA, quem tiver baixado arquivos MP3 usando programas como Napster e Gnutella terá o computador travado e todos os arquivos musicais piratas apagados.

O estrago será feito por um vírus chamado MusicPanel, que teria sido embutido nas 500 músicas mais populares disponíveis em programas de troca de MP3, nos últimos oito meses. O vírus funcionará como uma verdadeira "bomba-relógio" e afetará usuários de PC e Mac, além de máquinas rodando Linux e computadores de mão.

A mensagem é bastante fantasiosa e diz que o MusicPanel é um "novo código híbrido que vai além do que os vírus podem fazer e é embutido como bits de informação que não podem ser detectados pelos programas antivírus".

O texto afirma também que o MusicPanel foi criado no ano passado por músicos e empresários descontentes com a pirataria. A única forma de se precaver de seus efeitos deletérios é apagar, antes do dia 4 de julho, todos os arquivos MP3 adquiridos de forma ilegal.

Para o especialista em boatos eletrônicos Rob Rosenberger, a mensagem é "obviamente mais um trote, e não dos melhores, mas algumas pessoas estão acreditando na história". Na opinião de Rosenberger, a mensagem, que se apresenta como um press release (notícia distribuída à imprensa), parece mesmo é um manifesto contra a pirataria musical. Não é à toa que ela orienta as pessoas a apagarem seus arquivos MP3.

Aparentemente, a mensagem foi postada inicialmente na Austrália e se espalhou por grupos de discussão da Usenet. Tal informação condiz com a opinião de Rosenberger, de que, pela gramática, o texto foi escrito por um australiano ou britânico. Ele também acha que o autor "provavelmente nunca escreveu um press release".

De acordo com a mensagem, "um outro comunicado será feito depois que o MusicPanel for ativado no dia 4 de julho". É esperar para ver. Quem quiser ler uma cópia do texto, em inglês, deve clicar aqui.

Giordani Rodrigues

Volta para a capa | Volta para as notícias

Copyright © InfoGuerra 2000-2001. Todos os direitos reservados.



Fórum
Deixe a sua opinião sobre
esta notícia



Mais
Clique nas imagens para ler as notícias dos canais:

Wired News
IDG Now!
ZDNet
PC World
Macmania
WebWorld

Boletim
Receba notícias e outras informações por e-mail
Copyright © 1996-2001 Terra Networks S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.