Informática» Notícias

Notícias

Download

Análises

Shopping

Boletim

Wired News

Negócios

Cultura

Política

Tecnologia

ZDNet

Notícias

Downloads

Dicas & Soluções

Ajuda

Tutoriais

Dicas

Dúvidas

Vírus

Glossário

Games

Terra Games

Outerspace

Gamespot

Colunistas

Sandra Pecis


Istoé Digital

Macmania

MP3Box

Personal Web

Busca
digite + enter


Terra Busca

Vírus falso induz usuário a apagar arquivo do Windows

Quarta, 25 de abril de 2001, 16h55
Um e-mail contendo uma falsa notícia de vírus que está circulando pela Internet é um exemplo perfeito da histeria a que as pessoas podem chegar por acreditar em tudo que lêem. Ao contrário de inocentes correntes, a mensagem leva o usuário a crer que o arquivo “SULFNBK.EXE” é um vírus, quando na verdade é um arquivo de sistema do Windows 98. As informações são do site InfoGuerra.

O texto do e-mail orienta as pessoas a encontrarem o arquivo utilizando o comando "localizar" do Windows. Quem tem a versão 98 irá encontrá-lo e, assustado, provavelmente irá apagá-lo. A assessoria de imprensa da Microsoft confirmou que se trata de um boato.

A mensagem, como é de costume nesses casos, diz que a informação partiu de lugares sérios como a Receita Federal ou grandes empresas. O pior é que tem gente especializada que trabalha em grandes repartições e companhias apagando o arquivo.

InfoGuerra fez contato com uma das vítimas do boato, Vera Lúcia Neves, ex-diretora do departamento de taquigrafia da Assembléia Legislativa de São Paulo. Ela conta uma história tragicômica:

"Recebi esse e-mail e entrei em contato com um funcionário do departamento de informática da Assembléia Legislativa. Ele disse que iria verificar. No dia seguinte, eu recebi um e-mail de minha filha, que trabalha numa multinacional. Ela dizia que o técnico de informática da empresa falou para apagar aquela ‘bomba’, mesmo que o sistema avisasse que era um ‘arquivo de instalação’ do Windows."

"Apaguei e avisei o funcionário da Assembléia. Ele me disse que já tinha deletado o arquivo de todos os computadores do departamento de informática. Depois eu descobri que era boato, reinstalei o arquivo, que estava na lixeira, e tentei avisar o rapaz, mas ele não fez mais contato comigo".

Segundo a assessoria da Microsoft, o arquivo Sulfnbk.exe serve para reconhecer nomes extensos de arquivos, isto é, com mais de oito letras. Por exemplo, se você tem uma foto com o nome “araraquara.jpg” em seu computador, mas acreditar no boato e deletar o arquivo, o sistema irá apresentar a foto com o nome de “araraqua~.jpg”. Para reverter a situação, basta reinstalar o arquivo deletado a partir do CD de instalação do Windows.

A Symantec, produtora do Norton Antivírus, confirmou que não há nenhum vírus com tal nome. Mais: a empresa até já catalogou a mensagem como hoax (boato) e publicou um alerta em seu site, orientando quem receber o e-mail a simplesmente ignorá-lo e não passá-lo adiante. Clique aqui para ler o alerta, que reproduz o texto em português, o que faz supor que a história surgiu no Brasil.

InfoGuerra

Volta para a capa | Volta para as notícias


Fórum
Deixe a sua opinião sobre
esta notícia


Boletim
Receba notícias e outras informações por e-mail
Copyright © 1996-2001 Terra Networks S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.