Informática» Notícias

Notícias

Download

Análises

Shopping

Boletim

Wired News

Negócios

Cultura

Política

Tecnologia

ZDNet

Notícias

Downloads

Dicas & Soluções

Ajuda

Tutoriais

Dicas

Dúvidas

Vírus

Glossário

Games

Terra Games

Outerspace

Gamespot

Colunistas

Sandra Pecis


Istoé Digital

Macmania

MP3Box

Personal Web

Busca
digite + enter


Terra Busca

Vírus Chernobyl ataca nesta quinta-feira

Quarta, 25 de abril de 2001, 10h24
Empresas antivírus como Panda Software e sites de segurança como Security Portal estão alertando as pessoas para tomarem cuidado com o vírus Chernobyl. Ele ataca na próxima quinta-feira, 26 de abril, dia do aniversário do acidente nuclear ocorrido em 1986 na usina de Chernobyl, na Ucrânia, daí seu nome. As informações são do site InfoGuerra.

O Chernobyl é a versão mais disseminada do vírus W95/CIH, que apareceu pela primeira vez em junho de 1998. Mesmo com quase três anos desde seu descobrimento e com todos os programas antivírus sendo capazes de detectá-lo, o vírus tem feito muitas vítimas e continua entre os mais ativos do mundo. Isto porque ele permanece latente no computador, só atacando em uma data específica.

Quando ativado, toma o lugar de arquivos executáveis residentes na memória de computadores que utilizam Windows 95 ou 98. A partir daí, ele tenta infectar todos os arquivos executáveis da máquina.

O vírus também inutiliza a memória Flash de placas-mãe com processadores Pentium Intel baseados em chips 430TX. Isto significa que o PC simplesmente não poderá ser iniciado. Como se não bastasse, ele apaga todos os dados do disco rígido, sobrescrevendo as informações.

CIH são as iniciais do nome do criador do vírus, o chinês Chen Ing-Hau. Ele produziu sua "obra" entre maio e junho de 1998, quando era estudante do Instituto de Tecnologia de Tatung. Em setembro do ano passado, foi preso em Taiwan.

Atualmente, o vírus possui várias versões, que atacam em datas diferentes. A versão CIH v1.3; é ativada em 26 de junho e a CIH v1.4; no dia 26 de qualquer mês. A versão Chernobyl, que ataca na quinta-feira, é a que tem causado mais estragos.

Apesar dos alertas, a CBL, especializada em recuperação de dados, está otimista. A empresa acha que a quantidade de computadores infectados pelo vírus este ano será menor do que no ano passado. Mesmo assim, não custa atualizar seu programa antivírus e fazer uma checagem diária no PC para evitar dores de cabeça.

InfoGuerra

Volta para a capa | Volta para as notícias


Fórum
Deixe a sua opinião sobre
esta notícia


Boletim
Receba notícias e outras informações por e-mail
Copyright © 1996-2001 Terra Networks S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.