Informática» Notícias


Vote no Terra Informática

Notícias

Download

Análises

Shopping

Boletim

Wired News

Negócios

Cultura

Política

Tecnologia

ZDNet

Notícias

Downloads

Dicas & Soluções

Ajuda

Tutoriais

Dicas

Dúvidas

Vírus

Glossário

Games

Terra Games

Outerspace

Gamespot

Colunistas

Sandra Pecis


Istoé Digital

Macmania

MP3Box

Personal Web

Busca
digite + enter


Terra Busca

Logo Canal Web Vírus ataca o DOS e pode bloquear o micro

Sexta, 06 de abril de 2001, 11h00
Um novo cavalo-de-tróia, o Trojan/FuTS ataca o MS-DOS com vários mecanismos para dificultar o funcionamento do micro e fazer ataques a uma rede Netware. A praga é capaz de executar ataques em rede Netware utilizando protocolo IPX.

Segundo Magali Cantisani, gerente de marketing da Panda Software Brasil, o grande perigo é que esse cavalo-de-tróia, que vem disfarçado de um programa com várias ferramentas, solicita que o usuário clique nas opções que ele oferece. "Ao escolher uma ou mais opções, o usuário aumenta o grau de infecção do seu computador, podendo sofrer danos irreversíveis", explicou.

Este cavalo-de-tróia destrói a informação da memória CMOS e realiza uma falsa formatação da unidade atual do HD. O vírus também ataca o servidor e detona o setor de arranque do computador, além de exibir a área de ajuda do programa e abrir uma seção de "chat" com baixo protocolo IPX (voltado para redes Novell).

Para piorar, o invasor mostra um registro de todas as ações realizadas e obtém informações do sistema através das ações que executa, enquanto aumenta o tamanho de um arquivo com informações inúteis, lota o HD com este tipo de dados e envia o máximo de correios eletrônicos possíveis.

Para completar, o programa desconecta os usuários que se encontram numa das seções da rede Netware e mostra uma falsa tela (chamada "teacher screen") que simula um editor de PASCAL. A praga segue modificando o arquivo Autoexec.BAT até bloquear o computador.

Volta para a capa | Volta para as notícias

Canal Web Digital S/A.© 2000, 1999, 1998
Todos os direitos reservados.



Fórum
Deixe a sua opinião sobre
esta notícia


Boletim
Receba notícias e outras informações por e-mail
Copyright © 1996-2001 Terra Networks S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.