INFORMÁTICA  » Notícias



» Especiais

» Notícias

» Download

» Análises

» Games

» Shopping

 Ajuda

» Tutoriais

» Dicas

» Dúvidas

» Segurança

» Glossário

 Colunistas

» Sandra Pecis

» Nepomuceno

» Silvio Meira

» Carlos Orsi

» Michael Stanton

 Canais

» MP3Box

» Personal Web

» Macmania

» E-life

 Busca
digite + enter


» Terra Busca

» Metabusca

 Contato

» E-mail

Objetivo de bancos é reduzir o custo das transações

Sexta, 21 de julho de 2000, 02h53min
Grandes bancos brasileiros apostam cada vez mais na Internet, buscando a redução de custos de transação. Segundo o diretor de produtos de informática do Bradesco, Douglas Tevis, a rede mundial de computadores está criando valor para o banco.

"Há vários critérios para se medir o valor, um deles é o fato de que as transações pela Internet são mais baratas", disse. Ele afirmou que o custo de uma operação pela Web é de R$ 0,10, ante R$ 1,0 em uma agência comum.

De acordo com Tevis, as ações de marketing para promover as operações pela Web são mais moderadas e geram menos custos. "A Internet está mais próxima do usuário, além de já ser uma mídia", comentou. Ele afirmou que o aumento dos negócios por meio da Internet não implica o fechamento de agências. "É um complemento, ou você atende o cliente dessa maneira, ou ele vai para o concorrente", disse. Segundo Tevis, a base de clientes pela Internet vem crescendo 10% a cada mês. O objetivo é fechar 2000 com 1,5 milhão de clientes. Atualmente, são 1,210 milhão de usuários, ou 12% do total de clientes do Bradesco.

Para o diretor executivo responsável pela área de Internet do Unibanco, Geraldo Travaglia, a Internet cria valor à medida que reduz custos de transação e permite o estreitamento de relações com o cliente, maior oferta de produtos e a geração de novos negócios.

No Unibanco, 6% da base total de clientes utiliza a Internet, o que equivale a 160 mil pessoas. O objetivo é chegar a 40% do total entre o final deste ano e o começo de 2001. Ele afirmou que a criação de valor por meio da Web é mais fácil no longo prazo que no curto prazo.

Travaglia disse que embora esse tipo de transação deva predominar com o tempo, o desenvolvimento atual esbarra em alguns entraves. "A velocidade de adesão depende de fatores como o acesso telefônico e o computador, e já está crescendo de maneira razoável para os padrões brasileiros", afirmou.

O Estado de S.Paulo

Volta para a capa | Volta para as notícias

Fórum
Deixe sua opinião sobre esta notícia

Copyright © 1996-2000 Terra Networks S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.