INFORMÁTICA

» Notícias

» Download

» Games

» Shopping

 Colunistas

» Sandra Pecis

» Nepomuceno

» Silvio Meira

» Carlos Orsi

 Canais

» Estilo Web

» Macmania

» Personal Web

» MP3Box

» e-life

 Busca
digite + enter


» Terra Busca

» Metabusca

Logo Magnet Servidor movido a batatas era trote

Sexta, 26 de maio de 2000, 19h10min
Na Web, boatos correm rápido como hamsters. “Batatinha quando nasce se esparrama pelo chão” deixou de ser frase de criança ontem quando os maiores sites de informação na área de tecnologia e ciência caíram em uma história que pode parecer lendária, mas estava muito bem fundamentada. O servidor movido a batatas foi o segundo hoax (boato) espelhado pela organização de boataria Temple of the Three Lemur (Templo dos Três Lêmures), um site de humor engraçadíssimo que faz anúncios periódicos de produtos inexistentes.

O mais engraçado no caso do servidor movido a batatas é que todo mundo caiu. O Slashdot, o mais importante site para a comunidade open-source, foi o primeiro a dar a notícia. O site também foi o primeiro a dar uma retratação elogiando o Templo por um hoax tão bem construído. A ZDNet norte-americana não retirou a notícia até a tarde do dia 26 de maio, fazendo de conta que nada acontecia. Ananova foi o maior motivo de piada no Templo. A apresentadora virtual não apenas veiculou a notícia como espalhou que a máquina fatídica teria rodinhas. As rodinhas seriam movidas por hamsters em correria. Ananova afirmou que os “cientistas” teriam dito que o único impedimento era o problema da “crueldade com os bichinhos”.

Os Lêmures estão rindo alto com toda essa confusão. “Estávamos apenas brincando com a história dos hamsters, Ananova”, publicaram no site. A BBC removeu a notícia sem dar mais explicações. A competente organização inglesa deu detalhes “científicos” do funcionamento do servidor. Outro jornal inglês, o The Register, foi o primeiro a desmascarar o boato.

A Magnet engoliu a história como todos os outros veículos. Agora que a verdade apareceu, temos de admirar o engenho dos Lêmures que fez com que publicássemos que “Os vegetais podem ser usados como bateria pois sua ‘carne’ é bem espessa”. Brincadeiras à parte, investigaremos mais as batatas que aparecerem como notícia de agora em diante. Pedimos desculpas também aos nossos parceiros de conteúdo que veicularam a notícia.

Os Lêmures já tinham espalhado um hoax amplamente aceito antes. O “Projeto Eunuco” ensinaria a fazer overclocking em um servidor com cerveja gelada. Uma pesquisa no site dos Lêmures indica quem caiu na notícia das batatas. Jornalistas da mídia online estão em terceiro lugar como “os mais crédulos”.

Veja as notícias:

Magnet
www.magnet.com.br/magnet/magnet/bits/cosmonet/bits/bits2000-05-24c_dtml

BBC
news.bbc.co.uk/hi/english/sci/tech/newsid_759000/759529.stm

ZDNet alemã
www.zdnet.de/news/artikel/2000/05/25012-wc.html

Slashdot
slashdot.org/article.pl?sid=00/05/21/1947222&mode=thread

Ananova
www.annanova.com/news/story/sm_4912.html

O site dos Templo dos Três Lêmures
totl.net.

Volta para a capa | Volta para as notícias

Copyright 2000 © Magnet. Todos os direitos reservados.


Copyright © 1996-2000 Terra Networks S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.