A situação dos banheiros nos estádios do Brasil

Curitiba

Arena da Baixada

Data: 07/10/2009
Duelo: Atlético-PR x Grêmio
Repórter: Elaine Felchacka

ANTES DA PARTIDA
Cerca de 30 minutos antes da partida, a repórter visitou os banheiros da Arena da Baixada. O piso do mesmo estava seco, mas já eram vistos alguns papéis jogados próximos às pias. Os vasos sanitários estavam limpos. Embora haja uma boa estrutura, com banheiro para criança e portadores de necessidades especiais, um dos locais não tinha papel higiênico. Os oito banheiros, sendo um para crianças e um para portadores de necessidades especiais, tinham portas, fechaduras e trincos. Além disso, todos esses equipamentos estavam em bom funcionamento. As torneiras, que na Arena têm tempo pré-determinado de fechamento, e as descargas dos vasos sanitários tinham água e não apresentavam vazamentos. A bancada com quatro pias, uma para criança, tem três porta papéis e dois recipientes de sabonete líquido. Os vasos sanitários são bem limpos.

INTERVALO
No intervalo, o movimento intensifica, mas não há congestionamento de pessoas devido ao grande número de banheiros. A limpeza, porém, começa a piorar. Uma pilha de papel toalha começa a se formar na bancada das pias. Além disso, o papel higiênico não é reposto (porém, ainda tem em sete dos oito banheiros) e acaba sendo jogado fora do cesto de lixo. As portas seguem com trincos e fechaduras, sem registro de vandalismo que ocasionasse destruição ou prejuízos a estrutura. Já as torneiras e as descargas também têm água. Ainda há sabonete líquido, mas não há papel toalha em um dos três compartimentos, o que deixa o banheiro menos higiênico. Existe papel jogado em um deles e alguns com água suja.

DEPOIS DA PARTIDA
O nível de limpeza do banheiro após o jogo é muito ruim. O piso está molhado, com muito papel toalha e papel higiênico espalhados e jogados fora dos cestos de lixo. Já não há papel higiênico em dois dos oito banheiros. Como nas visitas anteriores, o sabonete líquido ainda está disponível, mas só há papel toalha em um dos três compartimentos. Já as torneiras e descargas seguem com água. De uma maneira geral, poucos banheiros estão em condições de uso. As descargas funcionam, mas não são utilizadas pelas torcedoras. Os acentos dos vasos estão bastante sujos.

Terra