CAPA ESPORTES
 Últimas
 Mundial 2002
 Esportes TV
 Terragol
 Esportes Show
 Cartões
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Fale com a gente



Juarez Soares
Domingo, 30 Junho de 2002, 19h56
terraesportes@terra.com.br

Uma disputa honesta


Brasil Campeão do Mundo! Foi tudo como as últimas previsões. Jogo duro. Em campo a força coletiva ortodoxa da Alemanha contra o incontestável crescimento e confiança da Seleção.

Além disso, o talento e a capacidade individual do nosso jogador brasileiro. Feita a diferença, fizeram-se os gols; legítimos, bonitos, criativos. Não houve ajuda, erros de arbitragem, nada disso.

Foi uma disputa honesta, de nível técnico elevado, como deveriam ser todos os jogos da Copa do Mundo. Depois do título vem sempre a inevitável pergunta: "Quem foi o melhor o jogador?" Numa conquista de jogo coletivo não é justo citar o melhor. Há os melhores. Um time só é campeão quando todos atingem ou superam o nível mínimo exigido. Desta vez também foi assim.

Um goleiro que confirmou sua qualidades quando necessário. Uma defesa eficiente nos últimos jogos que superou dificuldades de entrosamento coletivo com enorme esforço individual. Dois volantes valentes da marcação e dois laterais destemidos que sempre se apresentaram para dar opção de jogo.

Os três "erres" do ataque trouxeram de novo a alegria de ver o futebol brasileiro ofensivo, imortal. Esse foi o grande mérito da conquista. Voltamos às nossas origens. No futebol é assim, uns brilham, outros são eficientes ou guerreiros. Assim se faz um time, claramente unido em torno do seu treinador. Foi uma Seleção feliz. Na comemoração, depois do jogo, isso ficou claro. Essa não foi uma Seleção raivosa. Não houve ranger de dentes quando Cafu levantou a taça. Ninguém quis a revanche. Não houve respostas mal-educadas. Foi uma Seleção que entendeu ou superou as críticas.

Houve respeito aos comentários que nem sempre foram favoráveis. Assim são os campeões.

 

veja lista das últimas colunas

Juarez Soares Marcos Caetano Fernando Santos