Direto de Salvador - O Campeonato Cearense chega nesta noite à sua oitava rodada e, como era previsto antes mesmo do seu início, a competição tem sido um fracasso de renda e de público.
Com as atenções do torcedor voltadas para a participação de Ceará e Fortaleza no Nordestão, pouca gente se preocupou em acompanhar a atuação dos clubes na competição.
O Campeonato Cearense de 2002 será disputado em três turnos. No primeiro, oito times disputam entre si a fase classificatória em jogos de ida-e-volta. Os dois melhores colocados classificam-se para o quadrangular duplo, onde já têm vagas asseguradas Ceará e Fortaleza.
Quem vencer o quadrangular final será o campeão do turno e terá garantido uma vaga na decisão do campeonato.
No segundo turno, os 10 clubes jogam entre si somente no sistema de ida. Os quatro melhores colocados ao final desta primeira fase realizarão um cruzamento - 1º x 4º e 2º x 3º - em dois jogos. Os vencedores decidem o título do returno num único jogo. No terceiro turno, o número de participantes diminui. Apenas seis equipes terão direito a disputar esta etapa: os dois melhores da fase classificatória do 1º turno e os quatro integrantes do cruzamento do 2º turno.
Caso haja coincidência na classificação das equipes, ganha a vaga a melhor associação com índice técnico (maior número de pontos ganhos) na fase classificatória do returno, após a pontuação dos quatro semifinalistas. Os jogos do terceiro turno serão disputados entre as seis equipes no sistema de ''ida e volta''.
Classificam-se, para a decisão, os dois primeiros colocados no hexagonal. Eles decidem o título em duas partidas, sem qualquer tipo de vantagem para o primeiro colocado, a não ser o mando de campo no segundo jogo.
Segundo o regulamento, se uma mesma equipe ganhar os três turnos, ela será declarada campeã. Se houver dois clubes campeões de turnos, no entanto, a decisão pode ser mais prolongada. O campeão de dois turnos jogará uma partida única, com a vantagem do empate. Se vencer ou empatar, assegura o título de 2002. Mas se perder, as duas equipes voltam a se enfrentar outras duas vezes em igualdade de condições.
No caso de vencedores de turnos diferentes, o regulamento prevê uma decisão ainda mais complicada. Uma quarta equipe será convocada para formação de uma quadrangular simples. Este time será aquele com melhor índice técnico no campeonato, obtido levando-se em conta o total de pontos ganhos em relação ao total de pontos disputados.
Após o quadrangular, os dois primeiros colocados disputam o título estadual de 2002 em duas partidas. É bom lembrar que os dois últimos colocados na classificação geral serão rebaixados para a Segunda Divisão em 2003.
Se Ceará e Fortaleza confirmarem o favoritismo por possuírem um elenco mais preparado tecnicamente e com melhor estrutura, há a possibilidade do torcedor sofrer uma ''overdose'' de clássico entre os dois.
No mínimo, eles se enfrentarão cinco vezes, a não ser que um não fique entre os semifinalistas do returno. Obtendo a vaga, serão dois jogos no 1º turno, um no returno, e dois no terceiro turno. Se ambos chegarem as fases decisivas dos turnos, se enfrentarem no cruzamento, e um vencer duas vezes o turno e o outro uma, Ceará e Fortaleza podem chegar a jogar entre si até 12 vezes num período de 4 meses. O que dá, em média, um clássico-rei a cada dez dias.
A data prevista para o término da competição é 30 de julho. O primeiro confronto entre eles acontece no próximo dia 28, e está marcado para o Castelão.