CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes TV
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Últimas Notícias
 Brasileirão
 Copa Mercosul
 Estaduais
 Regionais
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Arquivo
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente




 Fale com a gente



 Compras



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Santos encara o cauteloso Bahia
Sábado, 22 Setembro de 2001, 22h32

São Paulo - O Santos é responsável pela camisa 10 ser a mais valorizada no futebol brasileiro. Desde 1956, ano em que o então garoto Pelé estreou pelo clube, a imagem da camisa branca com o 10 nas costas correu o mundo e passou a ser reservada à fera do time, ao craque. Mas hoje, às 15h, contra o Bahia, na Vila Belmiro, o Peixe dá seqüência a uma nova tradição: a mística da camisa 7.

Usada por Marcelinho, o número do antigo ponta-direita passou a ser o mais valorizado na Vila Belmiro. Por um motivo simples: é o favorito do presidente Marcelo Teixeira e do pai, o ex-dirigente Mílton Teixeira.

Acreditando no cabalismo do sete, a camisa foi guardada, desde que assumiu o Peixe, em janeiro do ano passado, às contratações especiais, como uma espécie de amuleto de sorte. Foi assim com Edmundo (deu errado). Está sendo assim com o Pé-de-Anjo Marcelinho.

“Eu uso esse número há muitos anos. Nem discuti a possibilidade de vestir a 10”, desconversa Marcelinho.

Se fosse há alguns anos, o Pé-de-Anjo receberia automaticamente o uniforme de Pelé. Foi assim com os grandes armadores da era pós 1974. Aílton Lira, Pita, Humberto e Giovanni. Mesmo contratações de impacto que não deram resultado foram encarregados de vestir o manto do Rei, como Neto e Dodô.

“Por coincidência, só comecei a usar a 10 há alguns meses. É especial e um orgulho grande”, afirma Robert, o atual herdeiro da ex-camisa mais importante no clube.

A paranóia com o 7 ultrapassou os limites do elenco profissional. Ano passado, a diretoria adquiriu um novo ônibus para transportar os atletas. O Departamento de Patrimônio já possuía quatro veículos, batizados de Baleia I, II, III e IV. O novo recebeu o nome Baleia VII.

“Todas as vezes que o Santos teve grandes camisas 10, conseguiu chegar às finais de campeonatos”, resume o jornalista Orlando Duarte, mostrando a importância deste número na história santista.

Com uma dívida de R$ 53 milhões (segundo o balaço financeiro do clube), o Santos talvez tente de alguma forma aproximar-se do Manchester United. Avaliado em US$ 1 bilhão e, ao lado do Bayern de Munique, o clube mais rico do planeta, a equipe inglesa é uma das raras do futebol mundial onde a 7 é a mais importante.

O técnico Evaristo de Macedo pediu aos jogadores do Bahia muito cuidado com a equipe do Santos, que cresce quando joga na Vila Belmiro.

“Sabemos que o jogo será muito complicado, mas temos condições de fazermos uma grande partida e conquistarmos os três pontos”, afirmou Evaristo.

A única mudança em relação ao time que empatou em 1 a 1 com o Grêmio, na quinta-feira, em Salvador, é a volta do meia Preto, que cumpriu suspensão, no lugar de Fábio Costa.

O Bahia inicia esta 13ª rodada entre os oito primeiros e é um adversário direto do Peixe na luta pela classificação às finais.

L! Sportpress


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Bahia
Meia volta ao Bahia após suspensão
Santos busca vingança contra Bahia
Grêmio e Bahia ficam no 1 a 1
Evaristo ainda mantém suspense no Bahia
Veja lista completa
Santos
Santos pode chegar a 900 gols em Brasileiros
Santos busca vingança contra Bahia
Média de gols de Viola em 98 é melhor que atual
Santos quer revanche da Copa do Brasil contra Bahia
Veja lista completa
Futebol Paulista
Se Adaílton não acertar, Dill é a opção no São Paulo
São Paulo tenta acabar com terror em casa
Rodrigo Fabri pode reforçar o Corinthians
Corinthians tenta manter tabu na Arena da Baixada
Veja lista completa
Futebol Baiano
Meia volta ao Bahia após suspensão
Gustavo Sand vira titular no Vitória
Santos busca vingança contra Bahia
Acidente quase cancela jogo do Mengão
Veja lista completa