CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Bodyboard
 Boliche
 Boxe
 Canoagem
 Ciclismo
 Futsal
 Golfe
 Handebol
 Hipismo
 Iatismo
 Judô
 Natação
 Pólo Aquático
 Surfe
 Tênis de mesa
 Triatlo
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente




 Fale com a gente



 Compras



Mais Esportes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasileira tem o recorde homologado
Quarta-feira, 22 Agosto de 2001, 20h54

Rio - O recorde sul-americano dos 50m livre em piscina curta, estabelecido pela brasileira Rebeca Gusmão no mês passado, foi homologado pela Confederação Sul-Americana de Natação (Consanat). A nova marca, de 25s36, foi obtida no dia 7 de julho, em Santos (SP), na piscina do Clube Internacional de Regatas, numa tentativa individual isolada após a realização da mesma prova, válida pelo Campeonato Paulista.

Como ainda não havia uma regulamentação para este tipo de tentativa, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) teve de consultar a Consanat, daí a demora na homologação.

Para evitar novas dúvidas no futuro, a diretoria da CBDA, em reunião extraordinária no dia 13 de agosto, decidiu o seguinte: o atleta que desejar efetuar a tentativa individual de recorde brasileiro e/ou sul-americano deve fazer uma declaração por escrito e enviá-la à Confederação e à sua respectiva federação. A solicitação deve chegar à CBDA pelo menos 15 dias antes da tentativa.

Na data marcada, a entidade mandará um represente e será utilizada a cronometragem eletrônica. Em caso de recorde sul-americano, a CBDA, assim que receber o resultado, o enviará para a Consanat, para ciência e homologação.

Em caso de tentativa individual para recorde mundial deverá ser respeitada a regra SW12.4, da Fina, que determina que todas as tentativas individuais contra o tempo, realizadas em público, deverão ser anunciadas publicamente com pelo menos três dias de antecedência.

Foi o que aconteceu quando o Brasil conquistou seu último recorde mundial na natação, no dia 20 de dezembro de 1998, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o quarteto brasileiro do 4x100m livre, formado por Fernando Scherer, Carlos Jayme, Alexandre Massura e Gustavo Borges, caiu na piscina isoladamente logo após a última etapa do Troféu José Finkel, e bateu o recorde mundial em piscina curta – hoje recorde sul-americano -, com 3m10s45. Dois anos depois, em março de 2000, o revezamento da Suécia melhorou a marca para 3m9s57, na disputa do Mundial de Atenas, na Grécia.



L!Sportpress


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Natação
Brasil estréia no Mundial júnior de nado sincronizado
Thorpe faz campanha contra drogas no Japão
Encontrado corpo que poderia ser de nadador desaparecido
Saltadora do Fluminense segue para torneio na China
Veja lista completa