Londres - Liverpool, Celtic e Barcelona poderão lucrar US$ 15 milhões cada um com a classificação para o grupo principal da Copa dos Campeões esta semana. Apoiado pelo resultado que conseguiu há duas semanas, o trio tem grande possibilidade de juntar-se aos cinco outros vencedores da fase preliminar da principal competição européia.
A classificação para o primeiro grupo da Copa dos Campeões significa aumento nos caixas dos clubes com prêmios e direitos de televisão. De acordo com a União Européia de Futebol (Uefa), o Bayern de Munique, último campeão, faturou US$ 40 milhões na temporada passada.
O Liverpool, um dos 12 times que entram em campo na terça-feira, tem uma vantagem no jogo de volta contra os finlandeses do Haka Valkeakoski depois de ganhar a primeira partida por 5 a 0 fora de casa.
Em Barcelona, o clube catalão pode empatar com o Wisla Cracocia, já que venceu o primeiro jogo por 4 a 3, com três gols do brasileiro Rivaldo. A equipe espanhola deve atuar pela primeira vez com Kluivert, Rivaldo e Saviola no ataque.
O Celtic também deve ter poucos problemas após o resultado de 3 a 1 contra o Ajax em Amsterdã, apesar dos desfalques. Os zagueiros Joos Valgaeren, com lesão no joelho, e Johan Mjallby, com contusão no tornozelo, estão fora do jogo, além do atacante Winger Bobby, autor de um gol em Amsterdã.
A Lazio, que derrotou Copenhagen por 2 a 1 no jogo de ida, contará na terça-feira com a estréia do espanhol Mendieta, finalista da Copa dos Campeões nos últimos dois anos com o Valencia.
Veja as partidas de terça e quarta-feira pela fase classificatória da Copa dos Campeões:
Terça-feira:
Dynamo Kiev x Steaua Bucharest
Liverpool x Haka Valkeakoski
Bayer Leverkusen x Red Star Belgrade
Lazio x FC Copenhagen
Barcelona x Wisla Cracovia
Real Mallorca x Hajduk Split
Quarta-feira:
Levski Sofia x Galatasaray
Celtic x Ajax
Anderlecht x Halmstads
Grasshoppers x Porto
Borussia Dortmund x Shakhtar Donetsk
Tirol Innsbruck x Lokomotiv Moscow
Rosenborg x Inter Bratislava
Lille x Parma
Fenerbahce x Rangers
Panathinaikos x Slavia Prague