CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes Show
 Imagem
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Últimas Notícias
 Brasileirão
 C. Confederações
 Estaduais
 Regionais
 Libertadores
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Arquivo
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente




 Fale com a gente



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Argentina não disputa Copa América se for na Colômbia
Terça-feira, 26 Junho de 2001, 19h09
Atualizada: Terça-feira, 26 Junho de 2001, 19h09

Rio - Acontecerá nesta quarta-feira na sede da Confederação Sul-Americana de Futebol (CSF), em Assunção, no Paraguai, uma reunião do Comitê Executivo da entidade que vai definir se a Copa América será realizada mesmo na Colômbia. O seqüestro do vice-presidente da Federação Colombiana de Futebol, Hernán Mejía Campuzano, já tinha contribuído para a realização desta reunião, mas o estopim foi as ameaças que a seleção argentina recebeu.

A embaixada da Argentina confirmou nesta terça-feira que recebeu uma ameaça anônima para que a seleção não participasse da Copa América. O embaixador Alberto Carrasco disse que a ameaça se dirigia ao presidente da Associação do Futebol Argentino (AFA), Julio Grondona, e que o alvo do ataque não seria a embaixada, mas a concentração da Seleção Argentina.

Carrasco explicou que recebeu telefonemas anônimos dizendo que a seleção argentina seria alvo de atentados na sua concentração ou nos percursos para os estádios onde fosse jogar.

Diante deste quadro ameaçador, Julio Grondona comunicou que se a competição for disputada mesmo na Colômbia, não contará com a presença da seleção argentina.

O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, evitou fazer comentários sobre o assunto. Disse que prefere aguardar uma decisão oficial da Confederação Sul-Americana e não confirmou presença na reunião desta quarta-feira. Um grupo de dirigentes, liderados pelos uruguaios, deseja que a competição vá para o Peru ou Venezuela, países que nunca sediaram o torneio.

Um país dividido

A polícia colombiana está acusando as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), principal grupo de esquerda do país, de ter feito o seqüestro e as ameaças aos argentinos. O dirigente foi seqüestrado na segunda-feira à noite, quando regressava da cidade de Pereira, uma das sedes da Copa América.

A situação colombiana vem se agravando muito nos últimos anos. A Farc, que conta com cerca de 20 mil combatentes já domina metade do país, levando terror às ruas colombianas. A média de seqüestros no país por ano, chega a casa dos quatro mil, deixando um rastro de 40 mil mortos desde que a guerra civil começou. São números que revelam que a Copa América não tem condições de ser disputa-la.

L! Sportpress


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Copa América
Felipão já perde três medalhões na Copa América
Argentina descarta sediar Copa América no lugar da Colômbia
Seqüestro de cartola pode tirar Copa América da Colômbia
Mauro Silva também está fora da Copa América
Veja lista completa
Argentina
Guerrilheiros colombianos ameaçam seleção da Argentina
Batistuta torce para enfrentar o Brasil
Crespo entra na faca na Itália
Inflamação tira Aimar da Copa América
Veja lista completa