CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes Show
 Imagem
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Últimas Notícias
 Estaduais
 Regionais
 Libertadores
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Arquivo
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente




 Fale com a gente



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Duas vezes campeão carioca, Bangu comemora 97 anos
Segunda-feira, 16 Abril de 2001, 18h37
Atualizada: Segunda-feira, 16 Abril de 2001, 18h38

Rio de Janeiro - Fundado em 17 de abril de 1904 por imigrantes ingleses, funcionários de uma fábrica de tecidos, o Bangu Athletic Clube, atualmente conhecido apenas por Bangu, está em festa, comemorando 97 anos nesta terça-feira. Apesar de hoje fazer parte dos considerados pequenos, no futebol carioca, o clube tem lá suas glórias. Campeão carioca em 1933 e 1966, a atual administração vem trabalhando a reestruturação de todos os segmentos do clube, sendo que a aquisição do Ban-Barra, novo Centro de Treinamento, e a parceria com a Academia Djan Madruga, para revitalizar a natação.

“Estamos pensando no futuro do Bangu. Ampliamos as nossas dependências em direção à Barra e revitalizamos o parque aquático justamente para dar estrutura aos nossos atletas e também para captar novos torcedores”, explicou o presidente Rubens Lopes.

O primeiro presidente do Bangu foi o inglês William French. No dia 24 junho de 1904, o clube disputou sua primeira partida oficial, mas acabou derrotado pelo Rio Cricket and Athletic Association, de Icaraí, Niterói, por 5 a 0. O primeiro gol da história banguense aconteceu no dia 31 de julho por intermédio do inglês Andrew Procter, na goleada de 6 a 0 sobre o Andaraí.

Aportuguesado para Atlético Clube, o Bangu inaugurou o seu maior patrimônio no dia 15 de novembro de 1947: o Estádio Proletário Guilherme da Silveira Filho. Em 1950, o clube contratou, junto ao Flamengo, o atacante Zizinho, o único jogador banguense convocado para a Copa do Mundo daquele ano e o primeiro atleta do clube a disputar um Mundial. Zizinho acabou sendo eleito o craque da Copa. Neste mesmo ano, o Bangu tornou-se o primeiro clube a conquistar um título no recém-inaugurado Maracanã, ao vencer o Torneio Início, no dia 30 de julho: 3 a 2 sobre o Vasco na final.

Em comemoração aos 97 anos de fundação, a diretoria do Bangu programou uma série de eventos, como baile e homenagem a beneméritos, no salão nobre do clube nesta sexta-feira (20/04). A partir das 21h e sob os acordes da Orquestra Serenade, haverá homenagem para beneméritos, além da entrega de um diploma para Zizinho, maior expressão banguense nos gramados. Ex-craques do clube, como Marinho e Moisés, e ídolos eternos do futebol brasileiro, como Zico, também estarão presentes.



L!Sportpress


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Bangu
Bangu apanha em casa do Friburguense pelo Carioca
Bangu quer dar adeus à ameaça do rebaixamento
Técnico do Bangu preocupado com ataque do Friburguense
Reservas do Flu tropeçam em Moça Bonita
Veja lista completa
Campeonato Carioca
Friburguense espera ajuda de Fla e Flu contra o Vasco
Americano acha difícil vaga na final do Carioca
Vitória devolve confiança para Cabofriense fugir do rebaixamento
Joel Santana espera recuperação de Euller
Veja lista completa