CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 TABELÃO
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 CALENDÁRIO 2001
 NOTÍCIAS POR E-MAIL
 CHANCE DE GOL
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Estaduais
 Regionais
 Libertadores
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 ESPECIAIS



 ESPECIAIS







 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasileirão tem nova virada de mesa
Segunda-feira, 12 Março de 2001, 16h09
Atualizada: Terça-feira, 13 Março de 2001, 11h55

Clube dos 13 se reuniu nesta segunda e trombou com a cúpula da CBF. Os dois querem comandar o Brasileiro deste ano

Por Alexandre Rodrigues

Porto Alegre – O Clube dos 13, formado pelas 20 principais equipes do Brasil, decidiu nesta segunda-feira em Porto Alegre fazer uma nova virada de mesa no Campeonato Brasileiro. Depois da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciar a participação de 28 clubes no Brasileirão-2001 (os 25 que disputaram o Módulo Azul da Copa João Havelange em 2000 mais São Caetano, Paraná e Remo), a entidade decidiu realizar o torneio com 26.

Apesar de ter sido o organizador da Copa João Havelange, o Clube dos 13 ignorou o torneio e tomou como base para o Brasileirão-2001 o nacional de 99. Santa Cruz e Goiás, que haviam conquistado o direito de disputar o Brasileirão-2000, que acabou não existindo oficialmente, no campo, serão promovidos à Primeira Divisão.

Bahia e Fluminense que estavam, respectivamente, na Segunda e Terceira divisões em 99, estão garantidos no próximo Brasileiro. Apenas uma vaga está em aberto e o nome do 26º clube que irá disputar o torneio será indicado pela CBF.

O torneio irá usar 46 datas e a fórmula de disputa ainda não definida. O presidente do Clube dos 13, Fábio Koff, afirmou que a Copa Mercosul será sacrificada por causa do Brasileirão. Ao final, quatro clubes serão rebaixados subindo apenas dois. Isso será feito até que a Primeira Divisão fique com 20 times, número considerado ideal pela cartolagem.

A proposta foi discutida no final de semana com representantes da TV Globo, dona dos direitos de transmissão do torneio, e será apresentada nesta terça-feira, em Brasília, ao presidente da CBF, Ricardo Teixeira. O cartola vai se reunir com Pelé para tentar fazer um acordo visando mudanças no futebol brasileiro.

A decisão foi tomada pelos 19 dos 20 times que integram a entidade. Apenas o Vasco não mandou representantes. Eurico Miranda, presidente do clube carioca, brigou com o comando do Clube dos 13 no ano passado deixando a entidade. Segundo os cartolas da entidade, ele havia se comprometido a mandar um novo representante, o que não ocorreu. A reunião desta segunda-feira aconteceu no estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre. O encontro começou sem representante do Cruzeiro, que chegou atrasado. Mas o time mineiro se fez representar na votação.

Os 25 confirmados :
1 – Flamengo
2 – Vasco
3 – Botafogo
4 – Fluminense
5 – São Paulo
6 – Palmeiras
7 – Corinthians
8 – Santos
9 – Guarani
10 – Ponte Preta
11 – Portuguesa
12 – Botafogo-SP
13 – Internacional
14 – Grêmio
15 – Cruzeiro
16 – Atlético-MG
17 – Paraná
18 – Coritiba
19 – Atlético-PR
20 – Bahia
21 – Vitória
22 – Sport
23 – Santa Cruz
24 – Goiás
25 - Gama


Redação Terra


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Brasileirão 2001
Vasco e Cruzeiro não dão as caras em reunião do Clube dos 13
Remo manobra para ficar na Primeira Divisão do Brasileiro
CBF já admite inchaço no Brasileirão de 2001
Comissão define formato do Brasileirão 2001
Veja lista completa