CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 TABELÃO
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 CALENDÁRIO 2001
 NOTÍCIAS POR E-MAIL
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 Últimas Notícias
 Copa Davis
 Ranking Masculino
 Ranking Feminino
 Torneios
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Tênis
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Guga ajuda a salvar carreira de tenista francês
Domingo, 21 Janeiro de 2001, 15h22
Atualizada: Domingo, 21 Janeiro de 2001, 15h23

Florianópolis - Depois de valorizar o passe do jogador Jacaré, fazer com o que o mundo inteiro saiba que ele torce para o Avaí, Guga agora traz fama à sua fisioterapeuta. Uma profissional de Florianópolis é a esperança do tenista francês Jerome Golmard para retornar ao circuito mundial em 2001.

Após consultar vários médicos da Europa e tentar todos os tipos de tratamento, Golmard interrompeu a temporada para vir à terra de Gustavo Kuerten se tratar com a fisioterapeuta do, agora, tenista número 2 do mundo: Mariângela Pinheiro.

Jerome estava na Índia, quando telefonou para Mariângela dizendo que viria até a Ilha. Ele acabara de abandonar uma partida, na segunda rodada do torneio indiano, por causa da dor nas costas. Acompanhado do pai, Roger, Jerome está há duas semanas na capital catarinense. Treina duas horas pela manhã, faz uma parada para almoço, descansa e à tarde faz fisioterapia na clínica Projeto Coluna Reta, onde é atendido pela equipe Mariângela, Catarina Cunha e Nelci Vieira. Depois vai para a piscina, trabalhar com a hidroterapeuta Magda Contreras. Ele ainda faz corridas e pedala três vezes por semana.

Jerome Golmard conheceu Mariângela no ano passado, quando a fisioterapeuta acompanhou Guga nos torneios de Roma, Hamburgo, Cincinatti, Indianápolis, Lyon e Paris. O catarinense sentia dor nas costas na época. Quando foi derrotado na primeira rodada do torneio de Montecarlo - teve de abandonar a partida por causa da dor -, algumas pessoas falaram que ele não teria mais muito tempo no circuito mundial. Mariângela viajou ao seu encontro. Uma semana depois, Guga chegou à final do ATP Tour de Roma e Jerome Golmard não acreditou no que viu. “Fui perguntar ao Larri (Passos, técnico de Guga) qual era o milagre e ele me apresentou a Mariângela”, conta Golmard.

Hoje ele se derrete em elogios à fisioterapeuta brasileira. “Eu passei tanto tempo com dores nas costas, que cheguei a pensar que seria difícil me recuperar”, conta o tenista. “Agora acho que vai ser difícil eu sentir dores nas costas novamente”, acrescenta, mas o fisioterapeuta segura sua impolgação. “Essas dores não têm cura, elas precisam de acompanhamento”. Jerome fica em Florianópolis até o dia 25, quando embarca para Milão. O torneio italiano será um recomeço da temporada 2001 para ele.

Mariângela não sabe dizer qual é o problema de Golmard. “Todos os exames dele são bons, mas o fato é que há dois anos ele vem jogando em más condições”, fala. “Uma lesão não é segmentada, mas um conjunto de tensões de várias origens que acaba refletindo num determinado ponto. Isso é o que acontece com as pessoas comuns e nos atletas com mais intensidade”. Mariângela se especializou em respiração e postura. Trabalha com o movimento, utilizando três técnicas: RTA (reequilíbrio torácico-abdominal), GDS (cadeias musculares) e RPG (reeducação postural global).

Diário Catarinense


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Guga
Guga diz que derrota não vai ser a última
Guga volta e só pensa na Copa Davis
Safin está a uma vitória de passar Guga
Rusedski comemora sua maior vitória
Veja lista completa
Histórias Inusitadas
Técnico de tenista francesa condenado por sonegação
Tenista brasileiro foge de terremoto
Ivanisevic dá vexame na Austrália
Becker oferece US$ 7 mi para ex-mulher
Veja lista completa