CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 Últimas Notícias
 Futsal
 Atletismo
 Natação
 Surfe
 Boxe
 Radicais
 Olímpicos
 COLUNISTAS
 RESULTADOS
 AGENDA



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Mais Esportes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Diamantino Santos fatura Maratona de Curitiba
Domingo, 19 Novembro de 2000, 18h29

Curitiba - O maratonista Diamantino Silveira dos Santos venceu neste domingo a quarta edição da Maratona Ecológica Internacional de Curitiba. Com a vitória, Diamantino passa a ser o único bicampeão da prova, considerada uma das mais difíceis do país, ficando atrás apenas da Maratona de São Paulo. O atleta terminou a prova de 42, 192 km, com o tempo de 2h20min59s, dois minutos e seis segundos acima do tempo que fez em 1998, quando bateu o recorde da maratona.

"Qualquer um aqui poderia ter batido o meu recorde, até eu mesmo. Mas precisaria forçar demais. Só pagando um cachê de R$ 20 mil para um maratonista chegar aqui e correr em 2h12", disse o atleta de 39 anos, que agora pretende se aposentar das maratonas. "Agora vou investir nas ultramaratonas – provas com 100 quilômetros de distância."

Diamantino largou sumido na prova. Até o quilômetro 10, quem liderava era o queniano Joseph Cheromei, seguido de perto pelo paulista Rildo Alves dos Santos. Diamantino só começou a aparecer no vigésimo quilômetro, quando assumiu a terceira posição, atrás de Cheromei e Santos. A partir do 23º quilômetro, a prova começou a ganhar mais ritmo com a liderança de Cheromei e Diamantino, que revezavam a primeira posição.

Faltando pouco mais de quatro quilômetros, Cheromei diminuiu o ritmo e ficou para trás. Com isso, a vitória ficou fácil para Diamantino, que, mesmo baixando a velocidade conseguiu chegar mais de um minuto à frente do segundo colocado, o brasiliense Lindemberg Gomes Nunes, que fez o tempo de 2h21min17. O terceiro lugar ficou com o mineiro Aldaci Avelino Costa, com 2h22min05. O atleta do Quênia terminou a prova na oitava posição.

No feminino, deu zebra. A paulista Maria Zeferina Baldai, de Sertãozinho, mesmo sem ter largado no pelotão de elite, chegou em primeiro lugar. Ela completou os 42,192 quilômetros do percurso com o tempo de 2h47min09. "Só fiquei sabendo que estava na frente quando alcancei a Marizete e a Ilda. Foram elas que me falaram que eu estava liderando a prova ao lado delas."

A surpresa fez com que a atleta aumentasse o ritmo. "Dei um pique de 300 metros e foi suficiente para vencer a prova". Esta foi a Segunda maratona da carreira da atleta. A primeira foi a de Dourados, Mato Grosso do Sul, onde não conseguiu muito sucesso. O seu melhor resultado havia sido um segundo lugar na prova dos 30 quilômetros realizada em Cascavel (Paraná).

O segundo lugar ficou com a esposa de Diamantino, vencedor da categoria masculino. A mineira Marizete de Paula Rezende terminou a prova com o tempo de 2h48min42, seguida pela paranaense Ilda Alves dos Santos, que fez o percurso em 2h49min23.

Na categoria especial, para atletas com cadeira de rodas, Iranilson Oliveira da Silva venceu a prova, com o tempo de 2h10min55s, conquistando o tetracampeonato. Jadir Antunes foi o segundo, com 2h22min59. A mulher de Iranilson, Lia Mara, fez o tempo de 3h38min45 e foi a segunda na prova feminina, também da categoria especial. A vencedora foi Rosália Ramos, com o tempo de 3h35min29.

Agência Estado


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Atletismo
Atleta alemã de 19 anos é suspensa por doping
Queniana vence maratona de Tóquio
Queniano ganha volta da Pampulha
Curitiba recebe Maratona Internacional Ecológica
Veja lista completa