CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Copa JH
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Copa Mercosul
 Chance de Gol
 Estaduais
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS
 AGENDA



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Camisas de clubes paulistas encalham nas lojas
Terça-feira, 07 Novembro de 2000, 00h42
Atualizada: Terça-feira, 07 Novembro de 2000, 00h42

São Paulo - O fracasso dos times paulistas na Copa João Havelange e a desorganização da competição não têm como conseqüências apenas a falta de público nos estádios e a baixa audiência dos jogos transmitidos pela televisão. O mau momento reflete-se também na redução das vendas de camisas, o que desagrada aos parceiros, que apostam na venda de produtos licenciados, e às empresas de material esportivo. E também aos lojistas, que reclamam do "encalhe'' de seus estoques.

O Palmeiras, por exemplo, que além de uma campanha que não empolga ainda terá suas camisas substituídas no fim do ano por conta do encerramento da co-gestão com a Parmalat, amarga redução de 60% nas vendas de seu produto.

Até as camisas do São Paulo, que fez boa campanha, estão saindo menos. "Imagine então as do Corinthians'', disse Roberto Estefano, presidente da Cambuci S/A, fábrica da marca Penalty, fornecedora do Tricolor.

O Corinthians registra uma queda de 30%. E o impacto negativo só não é maior por conta do lançamento de 10 mil camisas comemorativas aos 90 anos do clube (uma réplica da utilizada em 1910), que se esgotaram rapidamente. "O futebol é cíclico e alguns bons resultados sempre ajudam a estabilizar os negócios'', diz Gilberto Alves, gerente de Marketing da Topper para Relações Esportivas.

Estefano não dá detalhes sobre produção e faturamento da Cambuci, mas assegura que as vendas caíram 25% em relaçao ao mesmo período de 99, "em função da desorganização do campeonato''. "O torneio está uma catástrofe'', resume.

Além do São Paulo, a Penalty é fornecedora oficial de Ponte Preta, Goiás, Atlético-MG, Bahia e Coritiba, que disputam o Módulo Azul, além de alguns times do Amarelo. A fábrica já reduziu sua produção em 25%.

Para Alves, o executivo da Topper, o resultado de um time tem influência decisiva nas vendas de camisas, cujos precos variam de R$ 50,00 a R$ 70,00, conforme o clube. A empresa fornece material para Corinthians, Vitória, Inter-RS, Botafogo, Sport e Cruzeiro, cujas camisas saindo bastante - os mineiros lideram a João Havelange. "Com os seis times em boa fase, o Corinthians é o líder do ranking'', garante Alves.

Avô fiel - David Dieschdruck, diretor da Redibra Marketing Service, empresa ligada a Hicks Muse, que administra a marca Corinthians, diz não estar preocupado com a fase do time. "O corintiano é fiel. Um avô não vai deixar de comprar uma roupa para o neto porque o time está mal."

Mas a Umbro, fornecedora do Santos, já começa a ampliar seu leque de produtos para não depender só da venda de camisas, que este ano sofreu redução de 30%. "A instabilidade do futebol brasileiro afastou o torcedor dos campos. Tínhamos de colocar nossas barbas de molho'', explicou o gerente de Esportes e Marketing da empresa, Frederico Aniya.



O Estado de S. Paulo


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Histórias Inusitadas
Juiz da Fifa faz "antidoping" no bafômetro depois de jogo
Saddam castiga jogadores por eliminação na Copa da Ásia
Jogadores praticam fair play na frente do papa
Goleiro que foi preso na Bolívia é criticado
Veja lista completa
Copa JH - Módulo Azul
Governo vai interferir no próximo Brasileirão
Magno Alves nega que esteja irregular
Müller já voltou a Belo Horizonte
Rincón e Edmundo chegam atrasados ao treino
Veja lista completa