CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Copa JH
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Copa Mercosul
 Chance de Gol
 Estaduais
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS
 AGENDA



 ESPECIAIS






 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vem aí a guerra entre Eurico Miranda e senadores
Segunda-feira, 23 Outubro de 2000, 01h16
Atualizada: Segunda-feira, 23 Outubro de 2000, 01h17

São Paulo - A reunião marcada para esta segunda-feira entre as cúpulas das CPIs do Senado e da Câmara, que investigam casos de irregularidade no futebol brasileiro, não deve evitar que se acentue um confronto durante a próxima semana: Eurico Miranda e os deputados ligados a clubes e federações contra a Comissão do Senado.

Já no final da semana passada, o vice-presidente do Vasco e deputado federal pelo PPB-RJ deu mostras de que vai bater pesado, tentando impedir uma investigação mais profunda nos clubes.

Eurico lidera a bancada de deputados ligados ao futebol que faz parte da CPI da Nike, que também tem como nome forte Darcísio Perondi (PMDB-RS), que recebeu ajuda da CBF para se eleger deputado durante a campanha de 1998. Os dois foram os principais responsáveis pelas derrotas da CPI na semana passada, ao impedir que a investigação se expandisse para os contratos dos clubes com as empresas estrangeiras como a ISL (Palmeiras e Flamengo), HMTF (Corinthians e Cruzeiro) e o Bank of America (Vasco).

Os dois ganharam um aliado na tropa de choque. Luciano Bivar (PSL-PE), presidente do Sport, já mostra alinhamento com a CBF depois da escolha de Émerson Leão, técnico do time, para assumir a Seleção Brasileira.

As posições do deputado pernambucano ficaram ainda mais agressivas quando Álvaro Dias revelou a disposição de chamar Eurico Miranda para depor no Senado. Álvaro quer esclarecer a venda de Bebeto para o La Coruña, na qual o dinheiro da negociação teria passado por um paraíso fiscal antes de entrar no Brasil. "Essa CPI do Senado só vai servir para palanque do Álvaro Dias (presidente da comissão). Ele é um enganador, um pulha", disse Bivar.

Álvaro respondeu no mesmo tom. "A marginália do futebol utiliza-se dessa tática torpe e prepotente aliada à mediocridade no exercício das funções", declarou Dias. "Isso revela preocupação com a CPI do Senado", completou, dizendo que o requerimento pedindo a convocação de Eurico Miranda deve ser aprovado durante a semana. O próprio Eurico respondeu com truculência ao pedido do senador Antero Paes de Barros. "Ele que vá procurar sua turma".

Mais deputados Na Câmara, a artilharia contra Eurico Miranda também deve ficar mais pesada. Hoje, os partidos devem formalizar a indicação de mais sete membros para a Comissão, tentando impedir a influência de Eurico e da bancada ligada ao futebol nas próximas sessões. Até a semana passada, nove dos 18 membros eram ligados a clubes e federações. Agora, a CPI da Nike terá 25 membros.

O PFL deve indicar José Mendonça Bezerra (PE) e José Rocha (BA). O PT vai indicar um nome, e os blocos PSDB/PTB e PMDB/PST/PTN indicarão dois nomes cada, completando os 25 deputados.

Do PT deve vir a maior resistência a Eurico. O deputado Padre Roque (PR) já encaminhou um requerimento à presidência da Câmara pedindo o afastamento dos deputados ligados ao futebol. José Genoíno, que é suplente do partido na CPI, também quer uma reação da bancada neutra. "Não é possível que o Eurico comande a CPI da forma como ele está ameaçando fazer".



Jornal da Tarde


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
CPIs do Futebol
CPIs vão convocar empresários de jogadores
Presidente da CBF prepara ‘golpe’ na CPI
Internet vira arma do Senado na CPI do Futebol
Pelé faz 60 anos com um pedido a parlamentares
Veja lista completa
Eurico Miranda
Senador diz que Eurico representa a “marginália”
Deputado pede a cabeça de Eurico Miranda
Torcedor de 7 anos faz Flamengo processar Eurico
Eurico usa holandesa como escudo para ironias
Veja lista completa