CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 Últimas Notícias
 Liga Mundial
 Grand Prix
 Circuito Brasileiro
 de Vôlei de Praia
 Circuito Mundial
 de Vôlei de Praia
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS
 AGENDA



 ESPECIAIS





 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Vôlei
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil vai dar prioridade aos treinamentos de saque
Segunda-Feira, 21 Agosto de 2000, 18h50

São Paulo - Depois da derrota por 3 a 2 para Cuba na final da Copa América, o técnico da seleção brasileira masculina, Radamés Lattari, vai dar prioridade aos treinos de saque. O Brasil, que foi superado principalmente por causa dos sacadores cubanos, reapresenta-se nesta quarta-feira em Barueri.

Em função da nova regra dos pontos corridos e a possibilidade de queimar o saque, o fundamento tornou-se o mais valorizado de todos em uma partida de vôlei atualmente. "Cuba foi mais eficiente no saque nos momentos decisivos e venceu", reconheceu Lattari.

O saque pode transformar-se em ponto direto (ace), fazer com que o ataque adversário fique no bloqueio ou proporcionar uma defesa, seguida de contra-ataque. "Quando somente um atleta ganhava jogo?", pergunta o técnico da Ulbra, Jorginho Schmidt. "Agora isso é possível porque basta estar inspirado e dar na bola."

O bom sacador, segundo ele, é aquele com rendimento acima de 50% (média dos jogadores) e que consegue dosar o peso e efeito da bola. Além disso, precisa colocar a bola em qualquer distância e direção da quadra adversária.

"O saque é mais importante que o ataque pois além de fazer o ponto de antemão, evita que o adversário jogue", opinou Schmidt, que intensificou o treinamento de saque da Ulbra, que tem como destaque no fundamento o ponteiro Gilson.

Schmidt recorda do último jogo do Campeonato Paulista contra o São Caetano. O placar estava 14 a 9 para a Ulbra. Gilson sacou "viagem" e levou o marcador a 22 a 9. Aplicou um ace, três pontos em função do erro de recepção adversária. Os outros pontos foram resultados de erros de ataque do São Caetano e bloqueio.

Para o técnico do Report/Suzano, Ricardo Navajas, o vôlei é um "saquebol". "O jogo perdeu muito da tática e emoção porque sacou forte é ponto", opinou. Mesmo com a determinação da Federação Internacional da modalidade que o esporte não terá novas mudanças de regra nos próximos anos, Navajas acredita que se a proibição de queima de saque voltasse a vigorar, a partida melhoraria muito. "O vôlei está sem lógica, qualquer time pode vencer", disse. "Isso sem contar com o aumento exagerado de bolas altas na ponta."

No masculino, o objetivo principal do saque forçado é o ace. Se não efetuado, passa a ser a quebra da recepção adversária. No feminino, que não tem tanta potência, a meta é quebrar o passe. Aliado a isso, o ataque das mulheres é menos forte e passa-se a ter defesas e contra-ataques com mais facilidade. Em função disso, o saque é o principal fator que leva ao ponto. "Dependendo do momento do jogo, um saque flutuante é melhor que um canhão", declarou Sérgio Negrão, do BCN.

Na sua equipe, nenhuma atleta saca viagem e o índice de acerto é fraco. Para minimizar esta deficiência, introduziu punições militares nos treinos do BCN para quem erra saque. "Elas pagam com brincadeira de cavalinho e abdominais e corridas extras nas quadra", contou o treinador, que destaca a ponteira Patrícia Cocco, do Pinheiros. "Ela coloca o saque viagem onde quiser."

Agência Estado


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Seleção masculina
Brasil coloca 2 na seleção da Copa América
Brasil deixa escapar o ouro na Copa América
EUA levam bronze na Copa América
Acompanhe a final Brasil x Cuba ao vivo
Veja lista completa