Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esporte     Informática     Revistas


INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
IBovespa
» Outras bolsas
AGÊNCIAS
» Bloomberg
» Gazeta Mercantil
AGROPECUÁRIO
» Canal Rural
» Negócios Pecuários
ANÁLISE
» Dinheiro
BASTIDORES
» Claudio Humberto
MARKETING
» Venda Mais
» Pensarte
REVISTAS
» Amanhã
» Carta Capital
» Dinheiro Online
SIMULADORES
» Desafio
JORNAIS DA REDE
» Manchetes do dia
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Cotação de Automóveis
» Empregos
» Horóscopo
» Loterias
» Imposto de Renda
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet


Santander deve diluir preço e fechar capital

Segunda, 20 de novembro de 2000, 16h36min
O preço pago pelo Santander para a compra do Banespa foi muito alto, o que explica a queda das ações do banco espanhol esta manhã na Bolsa de Madri, disse o analista de bancos brasileiros do ABN Amro Securities em São Paulo, Antonio Klapca. Para ele, não há dúvidas de que o Santander vai comprar o restante das ações do Banespa para diluir o preço pago no leilão.

Klapca acrescenta, no entanto, que acredita que o Santander deverá comprar o restante das ações do Banespa no mercado, em melhores condições, o que poderá deixar o preço médio da instituição brasileira bem abaixo do valor da oferta feita hoje. O Santander ofereceu R$ 7,05 bi para arrecadar esta manhã 60% do capital votante e 30% do capital total do Banespa em leilão na Bolsa do Rio.

"O Santander poderá fazer uma oferta semelhante à que a Telefónica fez no caso de suas subsidiárias no Brasil, submetendo-se às normas da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que exige a adesão mínima de 67% dos acionistas minoritários", afirmou.

Outra forma de adquirir as ações do Banespa no mercado, diz, seria listar uma empresa aqui e dar em troca as ações do Santander. Ele também não tem dúvidas de que o objetivo final será fechar o capital do Banespa. "Se quiser aproveitar o crédito tributário, o banco tem de gerar lucros e o Santander não vai querer distribuir o lucro com os minoritários", afirmou.

O analista não fez uma previsão sobre quando o capital do Banespa poderá ser fechado, mas afirma que deve ser "mais ou menos rapidamente". Klapca disse que, pela oferta apresentada no leilão hoje, ficou evidente que o banco espanhol fez uma avaliação "muito mais rósea" sobre o Banespa do que os bancos brasileiros. "Fica no ar se esta avaliação está correta", concluiu.
Agência Estado

Volta

 

Copyright© 1996 - 2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.