Diverso

Centenário Oscar Niemeyer

2001 a 2007

2001

Inicia os estudos do anexo do hotel Copacabana Palace no Rio de Janeiro, o Centro de Memória do DOI-CODI, em São Paulo e o Museu do Cinema, em Niterói, Rio de Janeiro, o Museu Arte, Arquitetura, Cidade, em Curitiba, Paraná, e o Hospital Veterinário da Universidade do Norte Fluminense (UENF), em Campos, Rio de Janeiro.

2002

Projeta o Centro Cultural e Esportivo da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel, no Rio de Janeiro. É homenageado com a exposição Oscar Niemeyer 90 Anos, na Galerie Nationale du Jeu de Paume em Paris, França.

É inaugurado em Curitiba o Museu Oscar Niemeyer, conhecido como Museu do Olho, devido ao design de seu edifício.

2004

Morre a mulher de Niemeyer, Annita Baldo, deixando uma filha, Anna Maria, cinco netos, treze bisnetos e cinco trinetos.

2006

Viúvo, o arquiteto casa-se pela segunda vez com sua secretária, Vera Lúcia Cabreira, 60 anos, em 16 de novembro.

2007

14 de abril - O arquiteto é nomeado presidente de honra do Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais (CEPPES), centro de estudos fundado por Luís Carlos Prestes.

20 de abril - É lançado nos cinemas o documentário Oscar Niemeyer - A Vida É Um Sopro, dirigido por Fabiano Maciel.

30 de novembro - O arquiteto recebe das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Medalha do Mérito Cultural, em homenagem ao seu centenário. O presidente pretende ainda instituir 2008 como o ano Oscar Niemeyer. "Niemeyer é um exemplo de vida e uma inspiração" para todos os brasileiros", afirmou Lula.

Niemeyer prepara-se para iniciar as obras do seu primeiro projeto na Espanha: um centro cultural com o seu nome, em Avilés, com inauguração prevista para 2010.

Além disso, é convidado para redesenhar o prédio do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), de sua autoria, em São Paulo, que abrigará o novo Museu de Arte Contemporânea (MAC) da Universidade de São Paulo (USP).