Diverso

Centenário Oscar Niemeyer

1991 a 2000

1991

Projeta o Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói.

1994

É responsável pela criação do Museu O Homem e seu Universo, em Brasília, e a Torre da Embratel, no Rio de Janeiro.

1996

Desenha o Monumento Eldorado Memória, doado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra. Recebe o Prêmio Leão de Ouro da Bienal de Veneza na VI Mostra Internacional de Arquitetura.

1997

Inicia os estudos para o Caminho Niemeyer, Niterói, no Rio de Janeiro; o Museu de Arte Moderna de Brasília; a sede da empresa TECNET - Tecnologia e o Paço Municipal de Americana, em São Paulo, e o Centro de Convenções do Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro.

1998

No Pavilhão Manoel da Nóbrega - Parque do Ibirapuera, em São Paulo, é realizada a exposição retrospectiva sobre sua obra, chamada Oscar Niemeyer 90 Anos.

1999

Realiza o projeto arquitetônico, entre outros, do novo Teatro no Parque do Ibirapuera em São Paulo, do Setor Cultural de Brasília, do Centro Administrativo de Betim, em Minas Gerais e do Monumento Comemorativo aos 500 Anos do Descobrimento do Brasil em São Vicente, São Paulo.

2000

Projeta o Módulo Educação Integrada (MEI), creches populares incorporadas aos Centros Integrados de Educação Pública (CIEP), o Centro Administrativo de Goiânia, o Memorial Cassiano Ricardo (São José dos Campos, SP), além da Sede da UNE na Praia do Flamengo, no Rio de Janeiro, o auditório em Ravello, na Itália, o Jardim Botânico em Petrópolis e o Centro Cultural e Esportivo João Saldanha, em Maricá, ambos no Estado do Rio de Janeiro.

No Rio de Janeiro é lançado o documentário Oscar Niemeyer, Um Arquiteto Engajado em Seu Século, do cineasta belga Marc-Henri Wajnberg.