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BRINCANDO COM ÁGUA

Na piscina:
  • Camiseta
  • Túnel na Piscina
  • Tubarão e Peixinho
  • Marco Polo
  • Resgate
  • Jacaré
    Fora da piscina:
  • Passando por baixo
  • Bexiguinha

  • aviãozinho    Outras Brincadeiras

    CAMISETA
    Número de participantes: no mínimo 4, melhor com mais gente
    Material: duas camisetas
    Como brincar:
    1. Dividam os jogadores em dois times, formando duas filas em uma das bordas da piscina. O primeiro de cada fila veste uma camiseta.
    2. A competição começa: o objetivo é nadar até o outro lado da piscina, voltar e passar a camiseta para o jogador seguinte, que continua a corrida.
    3. A primeira equipe que terminar é a vencedora.
    4. Dica: ao subir na borda da piscina, você pode por as mãos nos ombros do colega e deixar que ele puxe a camiseta e a vista; desta forma vocês economizam tempo.

      Colaboração de Francisco Pereira Andrade, da Divisão de Lazer do SESI do Espírito Santo

    sobe...
    TÚNEL NA PISCINA
    Número de participantes: no mínimo 3
    Como brincar:
    1. Joguem na parte rasa da piscina, onde todos encostem o pé no chão.
    2. Escolham uma pessoa para ser o pegador.
    3. Os outros devem tentar escapar.
    4. Quem for pego deve ficar parado com as pernas abertas.
    5. Uma pessoa pode ser libertada se outra mergulhar e passar por baixo de suas pernas.
    6. O último a ser pego é o pegador na próxima rodada.
    sobe...
    TUBARÃO E PEIXINHO
    Número de participantes: de 3 a quantos couberem (um ao lado do outro) em uma borda da piscina
    Como brincar:
    1. Um jogador começa como tubarão, no meio da piscina.
    2. Os outros são peixinhos e começam em uma das bordas.
    3. O tubarão grita "peixinhos!", e os peixinhos devem pular na piscina e nadar o mais rápido possível até a outra borda sem serem pegos pelo tubarão.
    4. Quem for pego vira tubarão.
    5. O jogo continua até sobrar só um peixinho, que é o vencedor. Se quiserem continuar, o vencedor pode começar como tubarão na rodada seguinte.

      Colaboração de Anelize, 12 anos.

    sobe...
    MARCO POLO
    Número de participantes: pelo menos 3 pessoas
    Material: um pano para vendar os olhos
    Como brincar:
    1. Uma pessoa, que vai ser o pegador, fica no meio da piscina de olhos vendados.
    2. Os outros se afastam enquanto o pegador conta em voz alta até dez.
    3. Para ter uma idéia de onde os outros estão, o pegador pode gritar "marco!". Os outros devem responder "polo!".
    4. Quem for pego vira o novo pegador.

      Colaboração de Luis Gustavo, 9 anos.

    sobe...
    RESGATE
    Número de participantes: no mínimo 2
    Material: pequenos objetos que boiem, como coquinhos de pinheiro ou fichas plásticas, em número duas vezes maior que o número de participantes
    Como brincar:
    1. Os participantes ficam na borda da piscina, virados para fora.
    2. Um jogador lança as pecinhas na água e grita "já!".
    3. Todos tentar pegar as pecinhas. Não vale arrancar da mão de outra pessoa.
    4. O primeiro que pegar duas pecinhas e sair da água é o vencedor.
    5. Sugestão: se houver óculos de mergulho e os participantes souberem mergulhar, pode-se usar objetos que afundem.

      Colaboração de Danusa, 12 anos

    sobe...
    JACARÉ
    Número de participantes: no mínimo 3
    Material: objetos para marcar a metade da piscina, como chinelos
    Como brincar:
    1. Dividam a piscina ao meio no sentido do comprimento colocando um chinelo de cada lado, bem retinho
    2. Tirem na sorte quem vai ser o jacaré
    3. Todos pulam na água quando o jacaré gritar "já"
    4. Os jogadores devem tentar escapar do jacaré, nadando para o outro lado da piscina. O jacaré não pode passar da marca.
    5. O jogador que for pego vira o próximo jacaré

      Colaboração de Mariana Ramos, 10 anos

    sobe...
    PASSANDO POR BAIXO
    Número de participantes: no mínimo 3
    Material: uma mangueira de jardim

    Como brincar:

    1. Joguem no jardim, no pátio, ou numa rua sem movimento.
    2. Liguem a mangueira no máximo. Um jogador, de preferência dos mais altos, segura a mangueira bem alto, colocando o dedo na abertura para fazer um jato bem forte.
    3. Os outros vão passando embaixo do jato, sem se molhar.
    4. Cada vez que todos tiverem passado, a mangueira é baixada um pouco. Vai ficando cada vez mais difícil passar sequinho.
    5. Ganha o último jogador seco, fora o que está segurando a mangueira.
    6. Sugestão: coloquem uma música e façam cada um passar dançando por baixo do jato.
    sobe...
    BEXIGUINHA
    Número de participantes: de 4 a quantos quiserem brincar, mas deve ser número par
    Material: Um daqueles balõezinhos que se enche com água (as bexiguinhas) para cada duas pessoas.

    Como brincar:

    1. Encham um balãozinho para cada dupla.
    2. Formem duas filas, com as duplas em frente uma da outra.
    3. Uma fila começa com os balões, e deve jogá-los para suas duplas na outra fila, sem deixar cair.
    4. Cada vez que o balão for jogado, a dupla dá um passo para trás cada um, ficando mais longe, de modo que vai ficando cada vez mais difícil jogar o balão sem estourá-lo.
    5. Ganha a última dupla que ficar com o balão inteiro.
    sobe...
    Participe!
        Mande sua brincadeira predileta para zazkids@zaz.com.br. Explique direitinho como brincar e não esqueça de incluir seu nome e idade.

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