Ranking
Colunistas
Festivais
Chats
Newsletter
E-mail
Busca
Drama
título O Círculo
título original Dayereh
diretor Jafar Panahi
nossa opinião sem classificação
ano 2000
país de origem Irã
duração 90 min
língua Persa
cor Cor
som Mono
classificação 14 anos
elenco Maryiam Palvin Almani, Nargess Mamizadeh, Fereshteh Sadr Orfani, Monir Arab, Elham Saboktakin, Fatemeh Naghavi, Mojgan Faramarzi
site oficial não tem
 
Resenha
Divulgação
O Círculo, premiado em Veneza, retrata opressão à mulher iraniana

Três mulheres acabam de receber indultos para deixar a prisão. As perspectivas, porém, são piores. Mesmo em liberdade, elas se sentem em uma grande prisão, com os direitos reduzidos e cercados pelos homens.

Veja também:
» Trailer do filme
» Entrevista com o diretor Jafar Panahi

O Círculo, Jafar Panahi, discute a condição da mulher no Irã. A narrativa segue essas mulheres, com as histórias emendas, onde todas compõem um ciclo que se fecha no final. Junto a essa estrutura complexa soma-se também a complexidade técnica. Ele tentou adequar a narrativa ao espírito de cada uma delas

Seus dois primeiros filmes, O Balão Branco e O Espelho, contavam a história de crianças, mais exatamente meninas. Em O Círculo, em cada episódio, as mulheres apresentam diversos tipos de comportamento. O cineasta mexe com tabus da república islâmica - entre eles aborto, prostituição, abandono de crianças. Tudo isso inserido no cotidiano cruel e patriarcal reservado as mulheres, que não podem viajar sozinhas, fumar na rua ou andar de carro na companhia de estranhos. Por conta do tema de O Círculo, Panahi teve problemas com a censura iraniana e o filme foi proibido de ser visto em seu país.

O cineasta apresenta um cinema preocupado com o social e o individual. Talvez esteja aí a razão do sucesso do cinema iraniano em todo o mundo. Nesta era de globalização e desumanização, as pessoas conscientes voltam-se para esse tipo de cinema mais comprometido com o ser humano, até como alternativa à dominação dos mercados pela estética de efeitos especiais de Hollywood.

Panahi terminou o último tratamento do roteiro em 1998, mas o Ministério da Cultura do Irã não foi claro na avaliação do script e a equipe não conseguiu a permissão necessária para filmar nas ruas de Teerã. O diretor precisou, então, buscar ajuda internacional: no caso, uma co-produção com a Itália.

O Círculo foi o grande vencedor do Leão de Ouro em Veneza, na 57ª edição do Festival.

Redação Terra

 
 
Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A.
Todos os direitos reservados. All rights reserved


Se você já viu esse filme, dê sua nota:
Resultados