Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esporte     Informática     Revistas

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Outras bolsas
BASTIDORES
» Claudio Humberto
JORNAIS DA REDE
» Manchetes do dia
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Cotação de Automóveis
» Empregos
» Horóscopo
» Loterias
» Imposto de Renda
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

Mortes por febre-amarela cresceram 116% em 2000

Segunda, 08 de janeiro de 2001, 17h39min
O número de mortes por febre amarela no Brasil aumentou 116% no ano 2000 em relação a 1999. Segundo estatísticas da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), foram registrados 39 óbitos no ano passado, contra 18 mortes em 1999. A Funasa alerta que todos os brasileiros que viajam para a Amazônia e o Centro-Oeste devem se vacinar pelo menos uma vez a cada dez anos, período de validade da vacina.

Os dados demonstram que a febre amarela vem se manifestando em sua forma mais fulminante. O número de pessoas que contraíram a doença cresceu apenas 12%, apesar do crescimento de 116% no número de óbitos, o que demonstra o maior índice de mortalidade. De 75 casos em 1999, subiu para 84 o número de pessoas infectadas no ano passado. Quando se manifesta de maneira mais fulminante, a doença pode matar em poucos dias, comprometendo o funcionamento dos rins e do fígado, e provocando hemorragias.

Além da Amazônia e do Centro-Oeste, a Funasa informou que as pessoas que viajam para o Maranhão também devem tomar a vacina. A vacina é também indicada para quem faz turismo ecológico em matas e florestas do país. Sua aplicação deve ser de no mínimo 10 dias antes da viagem, para que tenha efeito. A doença é transmitida pela picada de mosquitos Haemagogus e Sabethes, que vivem em matas. Não há mecanismos para controle da doença nas matas, o habitat natural do vírus amarílico.

Em Porto Alegre, a vacina pode ser feita no Aeroporto Salgado Filho e no posto de Saúde Modelo, na esquina da Avenida João Pessoa com a Rua Gerônimo de Ornélas, das 8 horas às 12 horas. A vacinação é gratuita.

Agência RBS

Volta

 

Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.