BRASIL
   Últimas     Notícias     Mundo     Brasil     Economia     Esporte     Informática     Revistas

INDICADORES
» Cotação do dólar
» Outros indicadores
BOLSA DE VALORES
» Consulte uma cotação
» Outras bolsas
BASTIDORES
» Claudio Humberto
JORNAIS DA REDE
» Manchetes do dia
PREVISÃO DO TEMPO

» Imagem do satélite
SERVIÇOS
» Agenda
» Cotação de Automóveis
» Empregos
» Horóscopo
» Loterias
» Imposto de Renda
BUSCA
» Busca em notícias
» Busca na Internet

Marta defende redução de jornada de trabalho

Terça, 27 de junho de 2000, 04h14min
A candidata do PT à Prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy, encontrou-se nesta segunda com o presidente da Federação dos Empregados do Comércio do Estado de São Paulo (Fecesp), Paulo Lucania, e defendeu a redução da jornada de trabalho. Ela acredita que a diminuição acarretaria no aumento da oferta de postos de trabalho no comércio.

"O presidente Fernando Henrique precisa fazer aqui o que fala lá fora", disse Marta aos comerciários. A declaração foi uma referência ao comentário feito pelo presidente na França, no início do mês, quando defendeu a redução.

A mudança, porém, depende de alterações na legislação trabalhista e só poderia ser feita pelo Congresso. Marta, porém, acredita que o prefeito de uma cidade do porte de São Paulo pode influenciar nas discussões. Por isso, propõe a criação de um conselho com representantes de empresários e empregados paulistanos que participaria da negociação, em Brasília.

"Não se pode desconsiderar um pedido dos cidadãos de São Paulo, temos a terceira economia do País, atrás apenas da União e do Estado." O presidente da Fecesp, Paulo Lucania, concordou. "Se conseguirmos reduzir a jornada, poderemos ter o comércio funcionando durante 24 horas, todos os dias, inclusive aos domingos."

A abertura do comércio aos domingos foi outro ponto discutido. A candidata pretende incentivar o turismo de fim de semana. Marta, porém, não concorda como está sendo feita a abertura. Ela e Lucania acredita que deve haver um acordo entre patrões e empregados para que representantes da categoria regularizem a situação com a Prefeitura.

O governo federal editou uma medida provisória para regulamentar a abertura aos domingos. Hoje, segundo Lucania, os empregados trabalham sem receber adicional. Para Marta, "enquanto não for possível colocar em prática a redução, o ideal seria empregar pessoas apenas para os fins de semana ou, pelo menos, implantar um outro esquema, com os comerciários trabalhando um domingo por mês".
O Estado de S. Paulo

Volta

 

Copyright© 1996 - 2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.