PUBLICIDADE

Esportes de verão: 8 modalidades para praticar em parques

É a época do ano que muitas pessoas se exercitam

6 jan 2024 - 14h57
(atualizado em 8/1/2024 às 16h11)
Compartilhar
Exibir comentários

Optou por permanecer dentro da sua cidade durante as férias? Ok! Não é problema nenhum. Haja visto que em cada lugar sempre tem algo legal para o lazer. Se você quer manter a forma neste período, veja quais são os esportes de verão para praticar nos parques ao ar livre.

Os esportes de verão nos parques da sua cidade

Corrida

É considerado como o esporte democrático, ou seja, reúne pessoas de qualquer faixa etária. Inicie de acordo com o que você consegue "entregar" e aos poucos aumente o tempo do seu percurso. O ideal é que corra em lugares planos e no início intercale com a caminhada. Os parques paulistanos, como Ibirapuera, Aclimação, e a Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, são as opções "famosas" dos amantes das pistas.

Yoga

Essa disciplina física, mental e espiritual ganhou ênfase principalmente para quem objetiva a paz de espírito em meio aos compromissos pessoais e profissionais. É uma excelente oportunidade para praticar em qualquer parque. Ou seja, o Yoga ao ar livre oferece o contato direto com a natureza, ar fresco e o barulho, que "toca" nas árvores e no canto dos pássaros.

Ciclismo

Novamente aparece aquela orientação que essa prática depende daquilo que você consegue produzir. Então, não cometa nenhum exagero. Quanto mais você responde em ritmo forte melhor será o seu desempenho ali na frente. Parque Nacional do Iguaçu (PR), Parque Nacional da Serra do Cipó (MG), Parque das Bicicletas (São Paulo) e Parque Estadual Juquery (Grande São Paulo) estão entre os destinos preferidos desse esporte.

Futsal

O futebol de salão está na vida da maioria dos brasileiros, isto é, quem nunca jogou algum dia nas aulas de educação física? Esse esporte está disponível em muitos parques, basta só arrumar uma turma bacana, torcer para que a quadra não esteja tão ocupada e bora pro play!

Basquete

O esporte da bola laranja pode ser praticado em um simples jogo de "21" ou até mesmo com muitas pessoas. Vale lembrar que o basquete ajuda na impulsão. Os principais lugares para essa prática são o Complexo Poliesportivo "Pedrocão", em Franca (SP), Complexo Parque do Sabiá, de Uberlândia, Ibirapuera, Villa-Lobos e o Parque de Coqueiros em Florianópolis.

Futebol

É a paixão nacional, que pode ser desfrutada nos parques pelo Brasil afora. A sua facilidade para prática é visível e nem precisa estar de chuteira, meião ou caneleira para se divertir no gramado. Parque da Juventude (SP), Parque Pedra da Cebola, em Vitória, Parque dos Atletas (RJ) e Parque Alim Pedro, de Porto Alegre, são opções entre incontáveis parques espalhados no país.

Vôlei

Não importa se é na areia ou na quadra. É mais um esporte democrático, que é uma boa alternativa nesta época do ano. É iniciante? Tudo bem. Reúna uma galera que do seu nível, para se desenvolver no vôlei. Parque Olímpico (RJ), Jardim Botânico (PR), Parque Portugal, de Campinas (SP), e o CERET (Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador) em São Paulo são alguns dos lugares propícios para os apaixonados por vôlei.

Peteca

Jogo em que há o mesmo objetivo do vôlei: o saque. Mas, a diferença é que pelo fato de a peteca não ser tão popularizada, o seu início requer que seja com alguém experiente. Peteca é praticada em todas as regiões do país com destaque para Belo Horizonte, capital mineira em que se vê essa modalidade nas praças e parques. Parque Ecológico Vencesli Firmino (MG) e Parque Madureira (RJ) são boas opções para quem é adepto da peteca.

8 cuidados ao praticar atividade física nos dias quentes 8 cuidados ao praticar atividade física nos dias quentes

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Publicidade