Coliseu inaugura 'túnel do tempo' em 3D

Passeio custa de 70 a 90 euros e pode ser feito em grupo

24 abr 2017
16h57
  • separator
  • comentários

Considerados o monumento mais famoso e frequentado da Itália, o Coliseu de Roma inaugurou sua primeira turnê interativa 3D, uma experiência inesquecível para os italianos e turistas.

O tour interativo dura cerca de 20 minutos e faz parte de uma visita de mais de três horas que inclui o Coliseu, o Foro Romano e o monte Palatino. O percurso pode ser realizado a pé ou usando o equipamento "Segway" em grupo de até 12 pessoas.

Coliseu inaugura túnel do tempo em 3 dimensões
Coliseu inaugura túnel do tempo em 3 dimensões
Foto: iStock

Durante o passeio, o visitante poderá passar pela estátua do Imperador Nero, assim como correr entre os gladiadores que testam os seus movimentos. Os visitantes serão literalmente transportados ao passado através de visores VR, que graças a um software multilingue integra uma reconstrução histórica 3D animada e interativa com conteúdos de áudio explicados pelo professor Filipo Coarelli.

O projeto, idealizado pela operadora turística "Ancient & Recent" e criado pelos italianos Guido Germano Gerace e Cristina Antalgico, permite que os visitantes do monumento, acompanhados por guias turísticos autorizados, desfrutem de uma experiência completamente interativa, virtual, multimídia e multisensorial.

"Estudos científicos demonstram que depois de duas semanas o cérebro humano tende a recordar 10% daquilo que se lê; 20% de tudo que se sente; e 90% daquilo que faz ou simula", explicou Gerace. Segundo ele, aplicando o conceito "learning VR", o passeio "permite que os turistas possam recordar muito mais e por mais tempo", ressaltou.

"A obra realizada e financiada pela região de Lazio levou mais de um ano de trabalho de historiadores, assistentes e programadores de jogos 3D, e foi apreciada pelo ministro da Cultura, o italiano Dario Franceschini, que teve oportunidade de aprová-la há um mês no salão de Ferrara", acrescentou Gerace.

Para garantir o ingresso é preciso acessar o site: www.ancientandrecent.com . O preço do passeio custa entre 70 e 90 euros.

Veja também

Ansa

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade