Se você quer ensinar os seus filhos a serem mais resilientes, use essa técnica recomendada por muitos especialistas em educação
Permitir que crianças enfrentem frustrações sem superproteção é essencial para o desenvolvimento da habilidade
Aliza Pressman, psicóloga e cofundadora do Mount Sinai Parenting Center, tem mais de duas décadas de experiência trabalhando com famílias e sabe que uma das tarefas mais desafiadoras para um pai é ajudar seus filhos a desenvolver resiliência. A especialista aborda esse tema em seu livro "The 5 Principles of Parenting" (Os 5 Princípios da Paternidade).
"Tentamos cobrir o céu para proteger nossos filhos do granizo, da neve, da chuva e do vento, em vez de ensiná-los a se vestir de acordo com o clima ou ensiná-los quando podem sair", diz.
No entanto, como adultos, sabemos que a vida traz dificuldades que as crianças terão de enfrentar, e é muito melhor ensiná-las a superar essas dificuldades do que ter um estilo de paternidade que as proteja demais. É justamente em seu livro que Pressman fala sobre os "5 R's", fundamentais para criar filhos resilientes.
Os "5 Rs" para desenvolver a resiliência nas crianças
1. Relacionamentos
Ao nutrir os relacionamentos com as crianças e fazer com que se sintam seguras e apoiadas, a criança aprenderá a lidar com o estresse e a gerenciá-lo no futuro.
...
Veja também
Estresse: quais os sintomas físicos e emocionais?