PUBLICIDADE

Xepa da vacina da dengue: Saúde amplia faixa etária para não perder vacinas

Com doses da vacina da dengue próximas ao vencimento, o Ministério da Saúde liberou a aplicação em quem tem de 4 a 59 anos, conforme estratégia do município

18 abr 2024 - 13h52
(atualizado às 18h01)
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta quinta-feira (18), o Ministério da Saúde anunciou a ampliação do público da vacina contra a dengue no Sistema Único de Saúde (SUS). De forma pontual, as doses do imunizante Qdenga com prazo de vencimento no dia 30 de abril poderão ser aplicadas em pessoas de 4 a 59 anos, conforme definição da estratégia do município.

Foto: Twenty20photos/Envato Elements / Canaltech

"Essa estratégia é apenas para as vacinas que possuem prazo de validade em 30 de abril", reforça Eder Gatti, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), em nota. "As cidades que não tiverem mais doses desse lote permanecem com o público recomendado anteriormente, de 10 a 14 anos", acrescenta. 

De forma simples, a medida adotada cria uma espécie de "xepa" da vacina da dengue no SUS, como forma de evitar desperdício, numa referência aos alimentos disponíveis no final de uma feira de rua. Durante a pandemia da covid-19, mecanismos parecidos foram adotados para impedir o descarte dos imunizantes, que podem salvar vidas. 

Prazo de validade da vacina da dengue

Em nota técnica, o Ministério da Saúde esclarece que, mesmo para as doses com vencimento previsto para o dia 30 de abril, a prioridade ainda são crianças e adolescentes. No entanto, foi preciso adotar uma "estratégia temporária" para evitar o descarte, considerando a baixa adesão da Qdenga no país.

Ministério da Saúde liberação vacinação temporária contra a dengue no SUS de quem tem entre 4 e 59 anos (Imagem: Freepik)
Ministério da Saúde liberação vacinação temporária contra a dengue no SUS de quem tem entre 4 e 59 anos (Imagem: Freepik)
Foto: Canaltech

Por enquanto, não é possível precisar quantas doses da vacina estão prestes a vencer no SUS, já que o número de imunizantes aplicados não é informado em tempo real, dentro do sistema da Saúde. Estes dados podem demorar dias ou semanas para serem atualizados.

Quem pode tomar vacina da dengue?

Neste cenário, a Saúde recomenda: "Se o município tiver doses de vacina dengue (atenuada) com vencimento em 30 de abril de 2024, em quantitativo que represente risco de perda física, essas doses poderão ser aplicadas em pessoas da faixa etária de 6 a 16 anos de idade".

Se essa pequena expansão do público não surtir efeito, outras pessoas poderão ser beneficiadas pela medida temporária. "Em caso de necessidade, esta estratégia poderá ser ampliada até o limite etário especificado na bula da vacina dengue (atenuada), que compreende dos 4 aos 59 anos 11 meses e 29 dias de idade", informa a pasta.

Os brasileiros vacinados na xepa da vacina terão a segunda dose da vacina garantida, dentro do intervalo entre as doses recomendado.

Como entrar na xepa da vacina?

Aqui, é importante lembrar que apenas algumas cidades do Brasil estão vacinando contra a dengue. Como o estoque do imunizante é baixo em meio a uma epidemia da doença, o Ministério da Saúde definiu os locais mais estratégicos para receber as doses, de acordo com a incidência. A cidade de São Paulo é um destes casos.

Então, antes de buscar entrar na xepa da vacina em sua cidade, é preciso se informar se o seu município recebeu doses do imunizante. Em segundo lugar, será necessário descobrir se as doses próximas ao vencimento estão disponíveis para aplicação em outros públicos, fora crianças e adolescentes.

Como a estratégia de vacinação vai depender de cada prefeitura, o mais indicado é ligar na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa, solicitando informações sobre as doses disponíveis. Outra possibilidade é buscar informações nas redes sociais do município.

Fonte: Ministério da Saúde  

Sintomas de dengue que podem ser confundidos com outras doenças Sintomas de dengue que podem ser confundidos com outras doenças

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade