1 evento ao vivo

Veja como descongelar corretamente os alimentos

31 jul 2019
06h40
  • separator
  • 0
  • comentários

O dia a dia mais apertado está se tornando cada vez mais presentes na vida dos brasileiros. Por conta disso, arrumar formas de ganhar tempo se tornou uma preocupação, especialmente na hora das refeições.

Com relação à alimentação, ir às compras apenas uma vez por mês, preparar grandes quantidades de comida e congelá-las são algumas atitudes que ajudam a economizar alguns minutos. No entanto, na hora de descongelar os alimentos é preciso ter cuidado para não prejudicar o sabor e a qualidade.

Não descongelar em temperatura ambiente

Para acelerar o descongelamento, muitas pessoas deixam a comida em cima da pia ou da mesa, o que não é a melhor opção. Na temperatura ambiente e ao ar livre, os alimentos congelados podem entrar em contato com as bactérias encontradas na cozinha e, consequentemente, causar uma intoxicação alimentar.

Com água, é preciso tomar alguns cuidados

Mergulhar a comida congelada em uma bacia com água também não é recomendado. Esse método faz com que os produtos percam sabor e nutrientes. Coloque os alimentos dentro de um saco plástico hermeticamente fechado e não se esqueça de trocar a água da bacia de tempos em tempos. O ideal é substituí-la a cada 30 minutos, ao longo de duas horas.

O método mais seguro

Já a melhor técnica para descongelar a comida é retirá-la do freezer ou do congelador e colocá-la na geladeira. É preciso um pouco mais de paciência, mas em compensação existe a garantia de alimentos saborosos, livres de bactérias e outros micro-organismos, além de ter todos os nutrientes preservados.

Micro-ondas: útil em quase todas as horas

Caso se esqueça de retirar algum alimento do congelador e não é possível esperá-lo descongelar na geladeira, vale recorrer ao micro-ondas. Aliás, o aparelho geralmente tem um botão específico para descongelar um produto. Mas é preciso ficar atento: assim que perder todo o gelo, o produto deve ser preparado e consumido para evitar o risco de contaminação.

Estadão
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade