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Veja como aproveitar as comidas de boteco sem sair da dieta

18 abr 2019
06h44
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Perto do fim de semana ou feriados é inevitável aquele convite dos amigos para um happy hour. Você não precisa sentar à mesa do bar e pedir uma salada, enquanto os demais desfrutam daqueles apetitosos quitutes de boteco. Mas, se o objetivo é manter uma alimentação mais saudável, existem escolhas menos agressivas para o seu organismo, sem perder o prazer de comer.

Os chamados petiscos clássicos de boteco engordam e fazem mal à saúde, já que muitos são à base de fritura ou embutidos. Afinal, são fontes de gorduras trans e saturada, além do sódio; componentes que colaboram para o aumento da produção de radicais livres, o que gera um grau de inflamação em nossas células. Isso sem mencionar que eles possuem um valor calórico muito mais elevado.

A fritura, por sinal, praticamente duplica a quantidade de calorias de uma preparação. O excesso de sódio também colabora para a retenção de líquido e é fator de risco para doenças cardiovasculares, assim como a gordura presente nas frituras.

Substituições inteligentes

Dá para trocar a linguiça aperitivo pelo filé. Grelhado sem ser frito e, de preferência acebolado, é uma opção mais saudável e rica em proteína de alto valor biológico. Outra possibilidade é o aipim assado no lugar da batata frita.

E o recheio do pastel? A sugestão é optar por recheios mais nutritivos. O óleo da fritura envolverá o recheio mesmo sendo mais light, mas se você não resiste ao petisco, evite os com linguiça, carne seca, queijo amarelo e catupiry.

Assim, o melhor é escolher recheios mais saudáveis, ricos em fibras e antioxidantes e proteína magra, como palmito, cogumelos, berinjela, ricota com espinafre e cebola ou frango com ricota.

Por fim, o queijo provolone desponta como outro inimigo potencial da saúde... Ele tem em sua composição mais de 50% de gordura, sendo boa parte da saturada. Assim, o jeito é trocar por uma porção de azeitonas. Afinal, a pesar de conhecidas por serem calóricas, são nutritivas e ricas de gorduras saudáveis. Uma porção de 100 gramas tem 140 calorias.

Estadão
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